Avaliação e Reflexividade: A Prática da Sociologia na "Terceira Modernidade"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9212 |
Resumo: | Para entender o relacionamento entre sociologia e avaliação, são primeiro abordados os diferentes contextos históricos em que surgem, apoiando-se numa periodização da evolução societal desde a entrada na modernidade, em três fases principais. Tendo-se situado a fundação da sociologia no início do que se propõe aqui chamar a "segunda modernidade", examina-se a importância que revestem para a disciplina, sucessivamente, mecanismos reflexivos e processos de avaliação. Para terminar, discutem-se de um ponto de vista de política da disciplina as implicações do envolvimento da sociologia em processos de avaliação -assim como de auto-avaliação. Defende-se que a reflexividade é um princípio do qual a sociologia não pode abdicar, se quiser manter o essencial da sua vocação, e dar um contributo original aos procedimentos de avaliação. |
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Avaliação e Reflexividade: A Prática da Sociologia na "Terceira Modernidade"Avaliação e Reflexividade: A Prática da Sociologia na "Terceira Modernidade"EssayPara entender o relacionamento entre sociologia e avaliação, são primeiro abordados os diferentes contextos históricos em que surgem, apoiando-se numa periodização da evolução societal desde a entrada na modernidade, em três fases principais. Tendo-se situado a fundação da sociologia no início do que se propõe aqui chamar a "segunda modernidade", examina-se a importância que revestem para a disciplina, sucessivamente, mecanismos reflexivos e processos de avaliação. Para terminar, discutem-se de um ponto de vista de política da disciplina as implicações do envolvimento da sociologia em processos de avaliação -assim como de auto-avaliação. Defende-se que a reflexividade é um princípio do qual a sociologia não pode abdicar, se quiser manter o essencial da sua vocação, e dar um contributo original aos procedimentos de avaliação.In order to understand the relationship between sociology and evaluation, the different historical contexts in which they arise are based on a periodization of societal evolution since the outset of modernity in three main phases. Placing the foundation of sociology at the beginning of what we proposed to call the "second modernity," we examine the importance of reflexive mechanisms and evaluation processes for the discipline. Finally, the implications of sociology's involvement in evaluation processes - as well as self-evaluation - are discussed from a discipline policy point of view. It is argued that reflexivity is a principle from which sociology can not abdicate if it wants to maintain the essential of its vocation and make an original contribution to the evaluation procedures.DINÂMIA'CET-Iscte2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9212por2182-3030Guibentif, Pierreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:04:19Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:04:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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