Avaliação e reflexividade: a prática da Sociologia na 'Terceira Modernidade'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guibentif, Pierre
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3421
Resumo: Para entender o relacionamento entre sociologia e avaliação, são primeiro abordados os diferentes contextos históricos em que surgem, apoiando-se numa periodização da evolução societal desde a entrada na modernidade, em três fases principais. Tendo-se situado a fundação da sociologia no início do que se propõe aqui chamar a "segunda modernidade", examina-se a importância que revestem para a disciplina, sucessivamente, mecanismos reflexivos e processos de avaliação. Para terminar, discutem-se de um ponto de vista de política da disciplina as implicações do envolvimento da sociologia em processos de avaliação - assim como de auto-avaliação. Defende-se que a reflexividade é um princípio do qual a sociologia não pode abdicar, se quiser manter o essencial da sua vocação, e dar um contributo original aos procedimentos de avaliação.
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