Avaliação e reflexividade: a prática da Sociologia na 'Terceira Modernidade'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3421 |
Resumo: | Para entender o relacionamento entre sociologia e avaliação, são primeiro abordados os diferentes contextos históricos em que surgem, apoiando-se numa periodização da evolução societal desde a entrada na modernidade, em três fases principais. Tendo-se situado a fundação da sociologia no início do que se propõe aqui chamar a "segunda modernidade", examina-se a importância que revestem para a disciplina, sucessivamente, mecanismos reflexivos e processos de avaliação. Para terminar, discutem-se de um ponto de vista de política da disciplina as implicações do envolvimento da sociologia em processos de avaliação - assim como de auto-avaliação. Defende-se que a reflexividade é um princípio do qual a sociologia não pode abdicar, se quiser manter o essencial da sua vocação, e dar um contributo original aos procedimentos de avaliação. |
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