A utilização de redes sociais na construção de narrativas de entretenimento em Portugal : o Facebook da Casa dos Segredos em análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15262 |
Resumo: | Nesta dissertação procura-se contribuir para o entendimento da utilização das redes sociais para a produção de narrativas de entretenimento televisivo. Para a prossecução deste objectivo, seleccionámos o Facebook do reality show Casa dos Segredos 3, como paradigma de análise, e propusemo-nos a responder à seguinte questão de partida: “Como é que as redes sociais são utilizadas para a construção de narrativas de entretenimento em Portugal?” Como moldura teórica olhámos os estudos televisivos, em especial nos estudos mais recentes que procuram analisar as novas formas de produzir e consumir televisão como a “Teoria das Multimediações”, de Gómez (2005), a influência da Web 2.0, e os conceitos referentes à “transmediação de narrativas” (Lopes, 2012) e “audiências criativas” (Castells, 2004), assim como, as correntes de pensamento mais clássicas decorrentes dos “Estudos Culturais” e da “Análise de Textos”. Com base nestas perspectivas, iniciou-se um estudo exploratório do objecto empírico adoptando uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa) com base nos trabalhos desenvolvidos pelo Obitel (2012). Deste modo, procedeu-se à análise formal do reality show, fez-se um levantamento e análise dos comentários na rede social Facebook, em dois momentos selecionados, cruzando-os com os conteúdos veiculados pelas respectivas emissões televisivas. Os resultados da análise demonstram existir indicadores de uma participação no Facebook por parte de uma audiência, cada vez mais participativa, no entanto, a co-autoria de narrativas de entretenimento ainda não é verificada. |
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