Noções matemáticas de um grupo de crianças de 3 e 4 anos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13011 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Noções matemáticas de um grupo de crianças de 3 e 4 anos: um estudo de casoEducação de infânciaPrática profissionalNoções matemáticasMathematical conceptsPre-schoolProfessional practiceRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) e visa evidenciar, de forma analítica e reflexiva, aquele que foi o período de estágio realizado entre o dia 7 de outubro de 2019 e 23 de janeiro de 2020. O mesmo decorreu numa organização socioeducativa, em contexto de jardim de infância (JI) e numa sala onde acompanhei crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Este relatório apresenta-se como um acervo de todo o trabalho de intervenção e de investigação desenvolvido com este grupo, onde é caracterizado todo o contexto socioeducativo e o que o envolve e são dadas a conhecer as intencionalidades pedagógicas que sustentaram a minha ação educativa enquanto educadora estagiária. Incorpora ainda a investigação realizada no contexto que se debruçou sobre a problemática das Noções Matemáticas das Crianças e que teve como principal objetivo identificar e analisar o reconhecimento e a significação das noções matemáticas das crianças, a partir dos aspetos conceptuais revelados nas suas narrativas orais. Em termos metodológicos, este é um estudo de caso de natureza qualitativa em que se recorreu à utilização de diferentes técnicas de recolha de dados tais como a observação direta e sistemática e a entrevista à educadora cooperante e à auxiliar da ação educativa que acompanham o grupo. A apresentação dos dados serve como evidência e, com o suporte teórico de alguns autores, caracteriza as noções matemáticas do grupo com base nas grandes componentes da matemática apresentadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Os resultados revelam que o grupo apresenta noções matemáticas em todos os subdomínios da matemática com maior número de ocorrências ao nível da Geometria e dos Números e Operações e menor número ao nível da Organização e Tratamento de Dados. Por fim, a construção da profissionalidade apresenta-se como um espaço reflexivo em que destaco princípios como o da liberdade, da individualidade e da criança como agente ativo e detentora de conhecimentos e potencialidades.ABSTRAT This research report results from the Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) course and aims to analytically and reflectively expose the work done during the internship period from October 7th of 2019 to January 23rd of 2020. This internship occurred in a socio-educational organization, in a pre-school context, where I accompanied a group of children aged three to four years old. The report presents itself as a collection of all the intervention and research work developed with the group, where the whole socio-educational context and everything that it envelops is characterized and where the educational intentions that supported my educational action as an intern educator are presented. It also incorporates the research accomplished in context, which focused on the problematic of Mathematical Concepts of Children, having its main goal to identify and analyze the acknowledgment and significance of the mathematical concepts of children, from the conceptual details revealed by their oral narratives. Regarding methodologies, this is a qualitative case study where different data collection techniques were applied, such as direct and systematic observation and an interview to the cooperating educator and educational assistant that accompany the group. The presentation of the data serves as evidence and, theoretically supported by some authors, characterizes the mathematical concepts of the group based on the top approaches to mathematics presented by the Curricular Guidelines for Pre-School Education. The results show that the group possesses mathematical concepts in all the subdomains of mathematics, with higher count of occurrences in Geometry and Numbers and Operations, and lower count in Data Organization and Processing. At last, the construction of professionality presents itself as a reflective space where I highlight principles such as freedom, individuality and the child as an active agent and detainer of knowledge and potentiality.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLSilva, Sofia Catarina Lopes da2021-03-02T10:37:17Z2020-07-212020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13011TID:202628779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:02.031561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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