O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miguel, Marta, Seixas, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6900
Resumo: A dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia.
id RCAP_3a75bde42ebff3bc744e93e6c1300b0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexiaWord processor as a teaching tool for students with dyslexiaDislexiaNecessidades Educativas EspeciaisProcessador de texto WordTecnologias de Informação e ComunicaçãoInformation and Communication TechnologiesSpecial educational needsDyslexiaWord processorA dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia.Dyslexia is a Difficulty of Specific Learning that is characterized by difficulties in reading and writing. Information and Communication Technologies are a tool to promote the inclusion of children with special educational needs, especially in children with dyslexia. The purpose of this qualitative study is to understand the potentialities of word processor as a tool to be used with students with dyslexia.Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueMiguel, MartaSeixas, Susana2020-02-03T09:48:31Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6900porGil, H., Miguel, M. & Seixas, S. (2019). O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 282-293). ISBN: 978-989-8797-34-6Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-34-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.264782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
Word processor as a teaching tool for students with dyslexia
title O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
spellingShingle O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
Gil, Henrique
Dislexia
Necessidades Educativas Especiais
Processador de texto Word
Tecnologias de Informação e Comunicação
Information and Communication Technologies
Special educational needs
Dyslexia
Word processor
title_short O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
title_full O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
title_fullStr O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
title_full_unstemmed O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
title_sort O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Miguel, Marta
Seixas, Susana
author_role author
author2 Miguel, Marta
Seixas, Susana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Miguel, Marta
Seixas, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Necessidades Educativas Especiais
Processador de texto Word
Tecnologias de Informação e Comunicação
Information and Communication Technologies
Special educational needs
Dyslexia
Word processor
topic Dislexia
Necessidades Educativas Especiais
Processador de texto Word
Tecnologias de Informação e Comunicação
Information and Communication Technologies
Special educational needs
Dyslexia
Word processor
description A dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-03T09:48:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6900
url http://hdl.handle.net/10400.11/6900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gil, H., Miguel, M. & Seixas, S. (2019). O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 282-293). ISBN: 978-989-8797-34-6Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.
978-989-8797-34-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130837239726080