O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6900 |
Resumo: | A dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia. |
id |
RCAP_3a75bde42ebff3bc744e93e6c1300b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexiaWord processor as a teaching tool for students with dyslexiaDislexiaNecessidades Educativas EspeciaisProcessador de texto WordTecnologias de Informação e ComunicaçãoInformation and Communication TechnologiesSpecial educational needsDyslexiaWord processorA dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia.Dyslexia is a Difficulty of Specific Learning that is characterized by difficulties in reading and writing. Information and Communication Technologies are a tool to promote the inclusion of children with special educational needs, especially in children with dyslexia. The purpose of this qualitative study is to understand the potentialities of word processor as a tool to be used with students with dyslexia.Instituto Politécnico de LeiriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueMiguel, MartaSeixas, Susana2020-02-03T09:48:31Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6900porGil, H., Miguel, M. & Seixas, S. (2019). O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 282-293). ISBN: 978-989-8797-34-6Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.978-989-8797-34-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:32.264782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia Word processor as a teaching tool for students with dyslexia |
title |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
spellingShingle |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia Gil, Henrique Dislexia Necessidades Educativas Especiais Processador de texto Word Tecnologias de Informação e Comunicação Information and Communication Technologies Special educational needs Dyslexia Word processor |
title_short |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
title_full |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
title_fullStr |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
title_full_unstemmed |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
title_sort |
O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Miguel, Marta Seixas, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Marta Seixas, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Miguel, Marta Seixas, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Necessidades Educativas Especiais Processador de texto Word Tecnologias de Informação e Comunicação Information and Communication Technologies Special educational needs Dyslexia Word processor |
topic |
Dislexia Necessidades Educativas Especiais Processador de texto Word Tecnologias de Informação e Comunicação Information and Communication Technologies Special educational needs Dyslexia Word processor |
description |
A dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica que se carateriza por dificuldades ao nível da leitura e da escrita. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser uma ferramenta na pro-moção da inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais, em especial nas crianças com dislexia. O objetivo deste estudo, de natureza qualitativa é, compreender quais as potencialidades do processador de texto Word como ferramenta a utilizar com alunos com dislexia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-02-03T09:48:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6900 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gil, H., Miguel, M. & Seixas, S. (2019). O processador de texto Word como ferramenta de ensino para alunos com dislexia. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 282-293). ISBN: 978-989-8797-34-6Leiria: Instituto Politécnico de Leiria. 978-989-8797-34-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130837239726080 |