Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da roda de conversa como procedimento metodológico em pesquisas com crianças. A partir de uma pesquisa sobre a construção do processo argumentativo de crianças em período de alfabetização de uma escola pública no sudoeste goiano, propõem-se reflexões sobre as condições da roda de conversa em contexto de leitura dialógica com crianças e problematizações desse procedimento metodológico sobre as informações produzidas, destacando o caráter dialógico e reflexivo como fatores preponderantes para essa modalidade qualitativa de pesquisa. Ao entrar em contato com as vozes infantis com a utilização de rodas de conversa, seguimos o entendimento que esse método é de interesse da psicologia do desenvolvimento, principalmente por ser uma forma de acesso aos diálogos na infância. Nesse sentido, as crianças participantes demonstraram possuir condições de discutir, de dialogar com o discurso do outro, seja concordando, modificando a própria fala, ou até mesmo discordando. Assim, percebemos que as narrativas produzidas coletivamente são recursos advindos das trocas entre as crianças, que nos permitem entrar em contato com suas visões de mundo e significações que orientam e regulam suas ações. |
id |
RCAP_3a76903464706b9652ba9d73a8f6df46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/73 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativosConversation circle mediated by dialogical reading with children: A methodological proposal for qualitative research on argumentative processesConversation Circle; Qualitative Research; Children.Roda de Conversa; Pesquisa Qualitativa; Crianças.Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da roda de conversa como procedimento metodológico em pesquisas com crianças. A partir de uma pesquisa sobre a construção do processo argumentativo de crianças em período de alfabetização de uma escola pública no sudoeste goiano, propõem-se reflexões sobre as condições da roda de conversa em contexto de leitura dialógica com crianças e problematizações desse procedimento metodológico sobre as informações produzidas, destacando o caráter dialógico e reflexivo como fatores preponderantes para essa modalidade qualitativa de pesquisa. Ao entrar em contato com as vozes infantis com a utilização de rodas de conversa, seguimos o entendimento que esse método é de interesse da psicologia do desenvolvimento, principalmente por ser uma forma de acesso aos diálogos na infância. Nesse sentido, as crianças participantes demonstraram possuir condições de discutir, de dialogar com o discurso do outro, seja concordando, modificando a própria fala, ou até mesmo discordando. Assim, percebemos que as narrativas produzidas coletivamente são recursos advindos das trocas entre as crianças, que nos permitem entrar em contato com suas visões de mundo e significações que orientam e regulam suas ações.This article aims to present the conversation circle as a methodological procedure in research with children. Based on a research about argumentative processes with children who are in literacy process of a public school in the state of Goiás (Brazil), we reflect on the conditions of the conversation circle mediated by dialogical reading with children. We also discuss the impact of this methodological procedure on the information produced, emphasizing the dialogic and reflective character as a preponderant factor for this qualitative modality of research. As a methodological procedure, conversation circles allow us to engage with children's voices and with childhood dialogues, which we argue to be of interest to developmental psychology. The children involved on this research were able to discuss and interact with other children’s discourse, whether it was to agree, modify their own speech, or even to disagree. Thus, we argue that the narratives produced collectively are resources derived from interactions between children, which allow us to get in touch with their own worldviews, as well as to consider the meanings that guide and regulate their actions. Ludomedia2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 83-95New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 83-95New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 83-952184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/73https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/73/68Ribeiro, Lady Daiane MartinsKrüger-Fernandes, LarissaBorges, Fabrícia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:09Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/73Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:55.994213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos Conversation circle mediated by dialogical reading with children: A methodological proposal for qualitative research on argumentative processes |
title |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
spellingShingle |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos Ribeiro, Lady Daiane Martins Conversation Circle; Qualitative Research; Children. Roda de Conversa; Pesquisa Qualitativa; Crianças. |
title_short |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
title_full |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
title_fullStr |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
title_full_unstemmed |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
title_sort |
Roda de conversa mediada por leitura dialógica com crianças: Uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa sobre processos argumentativos |
author |
Ribeiro, Lady Daiane Martins |
author_facet |
Ribeiro, Lady Daiane Martins Krüger-Fernandes, Larissa Borges, Fabrícia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Krüger-Fernandes, Larissa Borges, Fabrícia Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Lady Daiane Martins Krüger-Fernandes, Larissa Borges, Fabrícia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conversation Circle; Qualitative Research; Children. Roda de Conversa; Pesquisa Qualitativa; Crianças. |
topic |
Conversation Circle; Qualitative Research; Children. Roda de Conversa; Pesquisa Qualitativa; Crianças. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da roda de conversa como procedimento metodológico em pesquisas com crianças. A partir de uma pesquisa sobre a construção do processo argumentativo de crianças em período de alfabetização de uma escola pública no sudoeste goiano, propõem-se reflexões sobre as condições da roda de conversa em contexto de leitura dialógica com crianças e problematizações desse procedimento metodológico sobre as informações produzidas, destacando o caráter dialógico e reflexivo como fatores preponderantes para essa modalidade qualitativa de pesquisa. Ao entrar em contato com as vozes infantis com a utilização de rodas de conversa, seguimos o entendimento que esse método é de interesse da psicologia do desenvolvimento, principalmente por ser uma forma de acesso aos diálogos na infância. Nesse sentido, as crianças participantes demonstraram possuir condições de discutir, de dialogar com o discurso do outro, seja concordando, modificando a própria fala, ou até mesmo discordando. Assim, percebemos que as narrativas produzidas coletivamente são recursos advindos das trocas entre as crianças, que nos permitem entrar em contato com suas visões de mundo e significações que orientam e regulam suas ações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.83-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/73 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/73/68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 83-95 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 83-95 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 83-95 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346347823104 |