A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714 |
Resumo: | Orientador: Adriana Varani |
id |
UNICAMP-30_58599d5a0ffb6384ef02ce597dbf9955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1239703 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolarThe "virtual conversation circle" as a space for relationships and dialogue in everyday school lifePrática docenteRoda de conversaNarrativasPesquisaRelações dialógicasTeaching practiceConversation circlesNarrative researchDialogical relationshipsOrientador: Adriana VaraniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa nasce como um projeto que inicialmente tinha como foco central compreender a construção de relações dialógicas entre professor e aluno presente nas rodas de conversa de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental básico em uma escola municipal da cidade de Sumaré - SP, da qual leciono como professora alfabetizadora. Em função da pandemia de COVID-19, houve o seu redimensionamento, uma vez que o trabalho pedagógico passou a ser realizado virtualmente assim também como as rodas de conversa. Desta forma o foco passou a ser narrar e refletir sobre a potencialidade do encontro com as crianças neste tempoespaço da roda de conversa virtual. No contexto das experiências vividas em rodas de conversa, o trabalho foi referenciado pela pesquisa narrativa, em que a professora autora da pesquisa narra seu processo formativo, bem como o seu trabalho com as rodas de conversa numa turma de terceiro ano ao longo do ano de 2020. As rodas foram gravadas em vídeos, o que colaborou para a construção das narrativas. O trabalho se justifica pela necessidade de priorizar os estudos que envolvam as práticas educativas da escola, principalmente no que diz respeito às especificidades das rodas de conversa virtual em tempos de pandemia. Também se fundamenta pela necessidade dos(as) professores(as) alfabetizadores se reconhecerem como autores (as) do trabalho docente onde as experiências vividas e narradas dentro e fora das rodas de conversa sejam postas como objeto de investigação e estudo. A partir da leitura das fontes narrativas de memórias e de rodas foi possível retirar lições do vivido. Uma delas é que as "rodas quadradas virtuais" potencializaram uma escuta outra sobre os tempoespaços da criança e da escola, sobre a vida além escola da criança. Outra lição refere-se à potência dessa escrita na própria constituição como docente, evidenciando a possibilidade da formação da professora ocorrer a partir da própria reflexão de suas práticas pedagógicasAbstract: Initially, this project research had as central focus to understand the construction of dialogical relationships between teacher and student, present in the conversation circles of a class of the third year of elementary school in a municipal school in the city of Sumaré/SP, where I teach as a literacy teacher. Due to the COVID-19 pandemic, it was resized, since the pedagogical work started to be carried out virtually, as well as the conversation circles. Thus, the focus became narrating and reflecting on the potential of meeting children in this time-space of the virtual conversation circles. In the context of the experiences lived in conversation circles, the work was referenced by narrative research, in which the teacher-author narrates her graduation process, as well as her work with conversation circles in a third-year class during the year of 2020. The conversation circles were recorded in videos which contributed to the construction of the narratives. The work is justified by the need to prioritize studies involving the educational practices of the school, especially with regard to the specificities of virtual conversation circles in times of pandemic. It is also based on the need for literacy teachers to recognize themselves as authors of teaching work where the experiences lived and narrated inside and outside the conversation circles are considered an object of investigation and study. From reading the narrative sources of memories and circles, it was possible to draw lessons from the experience. One of them was the "virtual square conversation circles" have potentialized a listening to the other about the time-spaces of the child and the school, especially about the child's life beyond school. Another lesson refers to the power of this writing in the constitution itself as a teacher, evidencing the possibility of teacher training to take place from the reflection of their pedagogical practicesMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Varani, Adriana, 1972-Tassoni, Elvira Cristina MartinsBragança, Inês Ferreira de SouzaCosta, Adriana Alves FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFanton, Marjorie Mari, 1981-20212021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239703Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-04T15:32:58Zoai::1239703Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-04T15:32:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar The "virtual conversation circle" as a space for relationships and dialogue in everyday school life |
title |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
spellingShingle |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar Fanton, Marjorie Mari, 1981- Prática docente Roda de conversa Narrativas Pesquisa Relações dialógicas Teaching practice Conversation circles Narrative research Dialogical relationships |
title_short |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
title_full |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
title_fullStr |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
title_sort |
A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar |
author |
Fanton, Marjorie Mari, 1981- |
author_facet |
Fanton, Marjorie Mari, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Varani, Adriana, 1972- Tassoni, Elvira Cristina Martins Bragança, Inês Ferreira de Souza Costa, Adriana Alves Fernandes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fanton, Marjorie Mari, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Roda de conversa Narrativas Pesquisa Relações dialógicas Teaching practice Conversation circles Narrative research Dialogical relationships |
topic |
Prática docente Roda de conversa Narrativas Pesquisa Relações dialógicas Teaching practice Conversation circles Narrative research Dialogical relationships |
description |
Orientador: Adriana Varani |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714 FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714 |
identifier_str_mv |
FANTON, Marjorie Mari. A "roda de conversa virtual" como espaço de relações e diálogo no cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3714. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239703 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951837839163392 |