Identificação dos factores potenciadores dos empreendedores nascentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rodrigo José das Neves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6567
Resumo: O empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as instituições de ensino superior têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do empreendedorismo, através dos quais se pretende desenvolver nos alunos competências, habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. O objectivo principal desta investigação consiste em identificar os factores potenciadores de actividades empreendedoras, assim como identificar as características gerais dos empreendedores. Para a recolha de dados foi efectuado um questionário junto de potenciais empreendedores nascentes, pertencentes à Escola Superior de Gestão de Tomar, tendo sido recolhidas 149 respostas. Pode concluir-se que os empreendedores são na maioria do género feminino, apresentando entre os 20 e os 25 anos, independentemente do curso superior, que frequentam, maioritariamente, têm o grau académico de primários/secundários, não possuem experiências anteriores quer na criação de empresas, quer no sector de actividade onde desenvolvem a iniciativa empresarial e nem anteriormente desempenharam funções de gestão. Não possuem familiares com negócios/empresa própria. Consideram que a formação deveria ser inserida gratuitamente na formação escolar. Assumem os cursos de pós-graduação e cursos de especialização como as melhores modalidades de formação e deve possuir uma duração superior a 75 horas, elegem a zona da escola como o local favorito para ministrar a formação. Os inquiridos assumem que as formas de actividades empreendedoras utilizadas pelo Instituto Politécnico de Tomar, são as conferências e seminários, cursos de empreendedorismo, publicação de artigos de divulgação e parcerias, contudo, os resultados são diversos conforme os cursos. A cooperação e o desenvolvimento surgem como a principal forma da Escola fomentar actividades empreendedoras. Desta forma, os resultados obtidos demonstram a importância das instituições de ensino para estimular o espirito empreendedor, através das diversas actividades efectuadas.
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