Empreendedorismo no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Jorge Manuel Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5796
Resumo: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Empreendedorismo
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spelling Empreendedorismo no ensino superiorEmpreendedorismoEmpreendedor nascenteFactores potenciadoresEntrepreneurshipNascent entrepreneurFactors enhancersL'esprit d'entrepriseEntrepreneur en hausseLes facteurs activateursRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em EmpreendedorismoO empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as instituições de ensino superior têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do empreendedorismo, através dos quais se pretende desenvolver nos alunos competências, habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. O objectivo principal desta investigação, suportada em 2 artigos académicos, consistia em identificar os factores potenciadores de actividades empreendedoras, assim como identificar as características gerais dos empreendedores. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário junto de potenciais empreendedores nascentes, pertencentes à Escola Superior de Gestão de Tomar, tendo sido recolhidas 149 respostas. Pode verificar-se que os empreendedores são na maioria do género feminino, apresentando entre os 20 e os 25 anos, independentemente do curso superior, que frequentam, maioritariamente possuem o grau académico de primários/secundários, não possuem experiências anteriores quer na criação de empresas, quer no sector de actividade onde desenvolvem a iniciativa empresarial e nem anteriormente desempenharam funções de gestão. Não possuem familiares com negócios/empresas próprios. Consideram que a formação deveria ser inserida gratuitamente na formação escolar. Os inquiridos assumem que as formas de actividades empreendedoras utilizadas pelo Instituto Politécnico de Tomar são as conferências e seminários, cursos de empreendedorismo, publicação de artigos de divulgação e parcerias, contudo, os resultados são diversos conforme os cursos. A cooperação e o desenvolvimento surgem como a principal forma da Escola fomentar actividades empreendedoras. Desta forma, os resultados obtidos demonstram a importância das instituições de ensino para estimular o espirito empreendedor, através das diversas actividades efectuadas.Entrepreneurship is a factor in job creation, increase competitiveness and economic growth of the countries. Aware of this, institutions of higher education have come to shape and deliver programs of entrepreneurship education, through which it aims to develop students' skills, abilities and knowledge needed to create new businesses, as well as promote entrepreneurial spirit. The main objective of this research, supported by 2 academic articles, was to identify the factors enhancers of entrepreneurial activities and identify the general characteristics of entrepreneurs. For data collection was carried out a questionnaire to potential nascent entrepreneurs, belonging to the School of Management of Tomar, having collected 149 responses. It can be seen that entrepreneurs are mostly feminine gender, with between 20 and 25 years, regardless of college, mostly have the academic degree of primary / secondary, have no previous experience in either creating companies, both in the business sector where they develop entrepreneurship and previously played or management functions. They have no family with business / company itself. Consider that the training should be inserted free on education. Respondents assume that the forms of entrepreneurial activities used by the Polytechnic Institute of Tomar, are the conferences and seminars, entrepreneurship courses, publishing articles dissemination and partnerships, however, the results are different depending on the courses. Cooperation and development emerge as the main form of school encourages entrepreneurial activities. Thus, the results demonstrate the importance of educational institutions to stimulate the entrepreneurial spirit, through the various activities performed.L'entrepreneuriat est un facteur de création d'emplois, d'accroître la compétitivité et la croissance économique des pays. Conscient de cela, les institutions d'enseignement supérieur sont venus à façonner et à offrir des programmes de formation à l'entrepreneuriat, à travers lequel il a l'intention de développer des compétences chez les élèves, les compétences et les connaissances nécessaires pour créer de nouvelles entreprises, ainsi que la promotion de votre entreprise. L'objectif principal de cette recherche, soutenue par deux articles académiques, était d'identifier les facteurs activateurs d'activités entrepreneuriales et d'identifier les caractéristiques générales des entrepreneurs. Pour la collecte des données, un questionnaire a été remis à des sources potentielles, appartenant à Escola Superior de Gestão de Tomar, ayant recueilli 149 réponses. On peut voir que les entrepreneurs sont le sexe en majorité des femmes, présentant entre 20 et 25 ans, quel que soit le cursus, assister ont la plupart du temps le degré de l'enseignement primaire / secondaire, n'ont aucune expérience précédente, soit la création d'entreprise soit dans le secteur de l'entreprise où ils développent l'esprit d'entreprise et déjà joué ou les fonctions de gestion. Pas de famille avec les entreprises / entreprises elles-mêmes. Croyez que la formation doit être inséré gratuitement sur la scolarité. Les répondants assument les forme d'activités entrepreneuriales utilisés par l'Institut Polytechnique de Tomar sont les conférences et séminaires, l'esprit d’entreprise, la publication des articles diffusion et des partenariats, cependant, les résultats sont différents selon les cours. Coopération et de développement apparaissent comme le principal moyen de promouvoir les activités entrepreneuriales de l’école. Ainsi, les résultats démontrent l'importance des établissements d'enseignement pour stimuler l'esprit d'entreprise à travers les différentes activités exercées.[s.n.]Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSimões, Jorge Manuel Marques2017-01-30T12:34:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5796pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:12Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:39.789645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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