Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcez, Ana Paula Braga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10138
Resumo: O desenvolvimento económico de uma nação é suportado, em parte, pelo empreendedorismo, pois este permite a criação de emprego, agrega valor a novos produtos e/ou serviços e é visto como catalisador de desenvolvimento social. Para estudar este fenómeno, a intenção e comportamento dos potenciais empreendedores (estudantes) tem sido fortemente investigada. Neste contexto, surgem os seguintes objetivos desta investigação: (1) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos dos estudantes universitários influenciam a intenção empreendedora, (2) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos influenciam a integração na praxe académica e (3) avaliar o efeito que a intenção empreendedora pode ter na integração da praxe académica. Para alcançar estes objetivos este estudo incidiu numa amostra de estudantes do primeiro ano (primeira inscrição) dos diversos cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Beira do Interior (UBI), Portugal. Para alcançar estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário administrado junto dos alunos selecionados para o presente estudo (N= 321). A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e a modelos com equações estruturais. Com a realização deste estudo conclui-se que os fatores cognitivos e psicológicos dos estudantes influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. Em relação ao segundo objetivo, que procurava avaliar a influência dos fatores psicológicos e cognitivos na integração dos estudantes na praxe académica, não foram verificados efeitos diretos estatisticamente significativos dos fatores psicológicos e cognitivos na praxe. Embora esta relação não tenha sido confirmada, esta fortalece a investigação no sentido de evidenciar que nem todos os estudantes que participam na praxe têm os fatores psicológicos e cognitivos necessários para o empreendedorismo, pois alguns estudantes que participam neste ritual fazem-no unicamente pelo desejo de integração e socialização. Finalmente, com base nos resultados obtidos conclui-se que a intenção empreendedora exerce uma influência positiva na praxe académica dos estudantes universitários. Também se verificou o efeito indireto dos fatores psicológicos nesta relação entre a intenção empreendedora e a praxe. Assim, os resultados obtidos mostram que os estudantes que têm uma intenção empreendedora percebem positivamente a praxe académica. Esta relação é importante, já que o fortalecimento das self competências dos estudantes (por exemplo, o comportamento autoeficácia, autoconfiança, entre outros), podem fortalecer as suas capacidades empreendedoras. De facto, os jovens estudantes são considerados os agentes futuros fundamentais para o desenvolvimento económico, e disseminação do trabalho autónomo e a criação de novas empresas. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.
id RCAP_3a8d13cbc026b67c206a454e9b62eb04
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção EmpreendedoraUm estudo aplicado à FCSH da UBIEstudantesFatores CognitivosFatores PsicológicoIntenção EmpreendedoraPraxe AcadémicaUniversidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO desenvolvimento económico de uma nação é suportado, em parte, pelo empreendedorismo, pois este permite a criação de emprego, agrega valor a novos produtos e/ou serviços e é visto como catalisador de desenvolvimento social. Para estudar este fenómeno, a intenção e comportamento dos potenciais empreendedores (estudantes) tem sido fortemente investigada. Neste contexto, surgem os seguintes objetivos desta investigação: (1) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos dos estudantes universitários influenciam a intenção empreendedora, (2) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos influenciam a integração na praxe académica e (3) avaliar o efeito que a intenção empreendedora pode ter na integração da praxe académica. Para alcançar estes objetivos este estudo incidiu numa amostra de estudantes do primeiro ano (primeira inscrição) dos diversos cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Beira do Interior (UBI), Portugal. Para alcançar estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário administrado junto dos alunos selecionados para o presente estudo (N= 321). A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e a modelos com equações estruturais. Com a realização deste estudo conclui-se que os fatores cognitivos e psicológicos dos estudantes influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. Em relação ao segundo objetivo, que procurava avaliar a influência dos fatores psicológicos e cognitivos na integração dos estudantes na praxe académica, não foram verificados efeitos diretos estatisticamente significativos dos fatores psicológicos e cognitivos na praxe. Embora esta relação não tenha sido confirmada, esta fortalece a investigação no sentido de evidenciar que nem todos os estudantes que participam na praxe têm os fatores psicológicos e cognitivos necessários para o empreendedorismo, pois alguns estudantes que participam neste ritual fazem-no unicamente pelo desejo de integração e socialização. Finalmente, com base nos resultados obtidos conclui-se que a intenção empreendedora exerce uma influência positiva na praxe académica dos estudantes universitários. Também se verificou o efeito indireto dos fatores psicológicos nesta relação entre a intenção empreendedora e a praxe. Assim, os resultados obtidos mostram que os estudantes que têm uma intenção empreendedora percebem positivamente a praxe académica. Esta relação é importante, já que o fortalecimento das self competências dos estudantes (por exemplo, o comportamento autoeficácia, autoconfiança, entre outros), podem fortalecer as suas capacidades empreendedoras. De facto, os jovens estudantes são considerados os agentes futuros fundamentais para o desenvolvimento económico, e disseminação do trabalho autónomo e a criação de novas empresas. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.Entrepreneurship plays an important role on a nation's economic development, as it enables job creation, adds value to products and/or services and is seen as a catalyst for social development. To study this phenomenon, the intent and behaviour of a group of students as potential entrepreneurs has been substantially investigated. In this context, the following objectives of this investigation emerge: (1) analyse if the psychological and cognitive factors of college students influence entrepreneurial intention, (2) analyse whether psychological and cognitive factors influence integration in hazing, and (3) assess the effect that entrepreneurial intention can have on integration in hazing. To achieve these objectives this study focused on a sample of first year students (first enrolment) of the various courses that are part of the Faculty of Social and Human Sciences (FCSH), University of Beira Interior (UBI), Portugal. We used a quantitative approach and as a data collection instrument, we used a questionnaire administered to the students selected for this study (N = 321). Data analysis was performed using descriptive statistics and models with structural equations. With the accomplishment of this study it is concluded that the cognitive and psychological factors of the students influence the entrepreneurial intention of the students. This statistically significant relationship has already been proven by several authors. Regarding the second objective, which sought to evaluate the influence of psychological and cognitive factors on the integration of students in hazing, there were no statistically significant direct effects of psychological and cognitive factors on academic practice. Although this relationship has not been confirmed, it strengthens the research to show that not all students who participate in the usual have the necessary psychological and cognitive factors for entrepreneurship, because some students, who participate in this ritual, do so only by desire integration and socialization. Finally, based on the results obtained, it is concluded that entrepreneurial intention exerts a positive influence on the academic hazing of university students. It was also verified the indirect effect of the psychological factors in this relation between the entrepreneurial intention and the usual one. Thus, the results show that students who have an entrepreneurial intention positively perceive the academic hazing. This relationship is important, as strengthening students' self-skills (e.g., self-efficacy, self-confidence behaviour, among others) can strengthen their entrepreneurial skills. In fact, young students are considered to be the key future agents for economic development, and the dissemination of self-employment and the creation of new businesses. Some implications for theory and practice in this area of research are also presented.Franco, Mário José BaptistauBibliorumGarcez, Ana Paula Braga2020-03-20T17:00:20Z2019-10-252019-09-262019-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10138TID:202375463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:10.451475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
Um estudo aplicado à FCSH da UBI
title Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
spellingShingle Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
Garcez, Ana Paula Braga
Estudantes
Fatores Cognitivos
Fatores Psicológico
Intenção Empreendedora
Praxe Académica
Universidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
title_full Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
title_fullStr Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
title_full_unstemmed Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
title_sort Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção Empreendedora
author Garcez, Ana Paula Braga
author_facet Garcez, Ana Paula Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Mário José Baptista
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcez, Ana Paula Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Fatores Cognitivos
Fatores Psicológico
Intenção Empreendedora
Praxe Académica
Universidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Estudantes
Fatores Cognitivos
Fatores Psicológico
Intenção Empreendedora
Praxe Académica
Universidade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O desenvolvimento económico de uma nação é suportado, em parte, pelo empreendedorismo, pois este permite a criação de emprego, agrega valor a novos produtos e/ou serviços e é visto como catalisador de desenvolvimento social. Para estudar este fenómeno, a intenção e comportamento dos potenciais empreendedores (estudantes) tem sido fortemente investigada. Neste contexto, surgem os seguintes objetivos desta investigação: (1) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos dos estudantes universitários influenciam a intenção empreendedora, (2) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos influenciam a integração na praxe académica e (3) avaliar o efeito que a intenção empreendedora pode ter na integração da praxe académica. Para alcançar estes objetivos este estudo incidiu numa amostra de estudantes do primeiro ano (primeira inscrição) dos diversos cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Beira do Interior (UBI), Portugal. Para alcançar estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário administrado junto dos alunos selecionados para o presente estudo (N= 321). A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e a modelos com equações estruturais. Com a realização deste estudo conclui-se que os fatores cognitivos e psicológicos dos estudantes influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. Em relação ao segundo objetivo, que procurava avaliar a influência dos fatores psicológicos e cognitivos na integração dos estudantes na praxe académica, não foram verificados efeitos diretos estatisticamente significativos dos fatores psicológicos e cognitivos na praxe. Embora esta relação não tenha sido confirmada, esta fortalece a investigação no sentido de evidenciar que nem todos os estudantes que participam na praxe têm os fatores psicológicos e cognitivos necessários para o empreendedorismo, pois alguns estudantes que participam neste ritual fazem-no unicamente pelo desejo de integração e socialização. Finalmente, com base nos resultados obtidos conclui-se que a intenção empreendedora exerce uma influência positiva na praxe académica dos estudantes universitários. Também se verificou o efeito indireto dos fatores psicológicos nesta relação entre a intenção empreendedora e a praxe. Assim, os resultados obtidos mostram que os estudantes que têm uma intenção empreendedora percebem positivamente a praxe académica. Esta relação é importante, já que o fortalecimento das self competências dos estudantes (por exemplo, o comportamento autoeficácia, autoconfiança, entre outros), podem fortalecer as suas capacidades empreendedoras. De facto, os jovens estudantes são considerados os agentes futuros fundamentais para o desenvolvimento económico, e disseminação do trabalho autónomo e a criação de novas empresas. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
2019-09-26
2019-10-25T00:00:00Z
2020-03-20T17:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10138
TID:202375463
url http://hdl.handle.net/10400.6/10138
identifier_str_mv TID:202375463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136392053260288