O apoio das universidades ao empreendedorismo e a intenção empreendedora dos estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11682 |
Resumo: | Enquadramento: O empreendedorismo tem sido cada vez considerado um pilar económico-social, com o consequente interesse acrescido na literatura científica nas áreas de gestão e economia. A evolução tecnológica, a degradação ambiental e os desafios societais exigem dos agentes económicos novas formas de pensar e de agir. À luz do descrito, as universidades, pela sua elevada capacidade de gerar conhecimentos e promover comportamentos, têm assumido um papel fundamental na missão de favorecer o desenvolvimento sustentável, através da criação de programas estratégicos, inovadores e empreendedores. Objetivo: O desenvolvimento da presente investigação teve como principal objetivo avaliar a influência do apoio ao empreendedorismo, oferecido pela Universidade, na intenção empreendedora dos estudantes, considerando-se a mediação da autoeficácia e do controlo comportamental percebido (PBC). Para o efeito, também foram consideradas a exposição interna (universidade), como antecedente do apoio ao empreendedorismo, e a exposição externa como antecedente do PBC. Metodologia: Este estudo é quantitativo, descritivo e correlacional. Para a recolha dos dados foram distribuídos questionários aos 650 estudantes de diversas licenciaturas de três universidades europeias, designadamente de Portugal, Polónia e Turquia. A análise dos dados recolhidos foi efetuada através do software SmartPLS, com recurso ao método dos mínimos quadrados parciais para modelação de equações estruturais (PLS-SEM). Resultados Obtidos: A perceção dos estudantes face ao apoio prestado pelas universidades tem um efeito muito significativo na sua autoeficácia relativamente às competências empreendedoras. No entanto, apenas as competências relacionadas com o marketing e, sobretudo, a área financeira, em conjunto com a exposição externa ao empreendedorismo, possuem a capacidade de alavancar o PBC dos estudantes, extremamente relevante para a formação da sua intenção empreendedora. Originalidade: A presente investigação destaca-se por clarificar o alcance do apoio da universidade, especificando quais as competências desenvolvidas pelos estudantes consideradas como as mais decisivas no momento de se aventurarem enquanto empreendedores, transmitindo-lhes uma maior confiança quanto a essa intenção. Desta forma, o estudo contribui para o aumento do conhecimento dos fatores que influenciam a intenção empreendedora dos estudantes universitários, fornecendo contributos teóricos e de orientações para a gestão estratégica nas universidades nesta temática. |
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Objetivo: O desenvolvimento da presente investigação teve como principal objetivo avaliar a influência do apoio ao empreendedorismo, oferecido pela Universidade, na intenção empreendedora dos estudantes, considerando-se a mediação da autoeficácia e do controlo comportamental percebido (PBC). Para o efeito, também foram consideradas a exposição interna (universidade), como antecedente do apoio ao empreendedorismo, e a exposição externa como antecedente do PBC. Metodologia: Este estudo é quantitativo, descritivo e correlacional. Para a recolha dos dados foram distribuídos questionários aos 650 estudantes de diversas licenciaturas de três universidades europeias, designadamente de Portugal, Polónia e Turquia. A análise dos dados recolhidos foi efetuada através do software SmartPLS, com recurso ao método dos mínimos quadrados parciais para modelação de equações estruturais (PLS-SEM). Resultados Obtidos: A perceção dos estudantes face ao apoio prestado pelas universidades tem um efeito muito significativo na sua autoeficácia relativamente às competências empreendedoras. No entanto, apenas as competências relacionadas com o marketing e, sobretudo, a área financeira, em conjunto com a exposição externa ao empreendedorismo, possuem a capacidade de alavancar o PBC dos estudantes, extremamente relevante para a formação da sua intenção empreendedora. Originalidade: A presente investigação destaca-se por clarificar o alcance do apoio da universidade, especificando quais as competências desenvolvidas pelos estudantes consideradas como as mais decisivas no momento de se aventurarem enquanto empreendedores, transmitindo-lhes uma maior confiança quanto a essa intenção. Desta forma, o estudo contribui para o aumento do conhecimento dos fatores que influenciam a intenção empreendedora dos estudantes universitários, fornecendo contributos teóricos e de orientações para a gestão estratégica nas universidades nesta temática.Framework: Entrepreneurship has been increasingly considered an economic and social pillar, with raising interest in the scientific literature in areas such as management and economics. Technological evolution, environmental degradation and societal challenges demand new ways of thinking and acting from economic agents. In light of the above, universities, due to their high capacity to generate knowledge and fostering behaviors, have assumed a key role in the mission of promoting sustainable development, through the creation of strategic, innovative and entrepreneurial programs. Purpose: The main objective of this study is to evaluate the influence of entrepreneurship support, offered by the university, on students' entrepreneurial intention, considering the mediation of self-efficacy and perceived behavioral control (PBC). For this purpose, internal (university) exposure to entrepreneurship, as an antecedent of university support, and external exposure, as an antecedent of PBC, were also considered. Methodology: This study is quantitative, descriptive and correlational. For data collection, questionnaires were distributed to 650 students of several undergraduate degrees from three European universities, namely from Portugal, Poland and Turkey. The data collected was analyzed using SmartPLS software, using the partial least squares method for structural equation modeling (PLS-SEM). Results: Students' perception of the support provided by universities has a very significant effect on their self-efficacy regarding entrepreneurial skills. However, only skills related to marketing and, particularly, finance, together with external exposure to entrepreneurship, have the ability to leverage students' PBC, which is extremely relevant for the formation of their entrepreneurial intention. Originality/Value: This research stands out for clarifying the scope of university support, specifying which competencies developed by students are considered the most decisive when venturing into entrepreneurship, giving them greater confidence in their intention. In this way, the study contributes to increasing knowledge of the factors that influence the entrepreneurial intention of university students, providing theoretical contributions and guidelines for strategic management in universities on this subject.2023-07-18T13:51:13Z2023-05-17T00:00:00Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11682porSousa, Cristina Manuela Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-24T02:06:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-24T02:06:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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