Mobile Banking: fatores determinantes na adesão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2013
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_3aa59f0c4f779eca4e304de03628bfe8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobile Banking: fatores determinantes na adesãoMarketingMobile bankingCompatibilidadeImagensInovaçãoDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Numa altura em que a Internet está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, com o crescimento exponencial da penetração de telemóveis e smartphones, aliado à crescente valorização da mobilidade, os Bancos atentos a estas evoluções, viram nos dispositivos móveis uma oportunidade para desenvolverem um novo canal de acesso aos seus serviços em qualquer hora e/ou local, a partir de um smartphone ou tablet com ligação à internet. Como mais um canal à disposição dos clientes, os bancos depositam nele uma grande expetativa de ganhos futuros. Sendo o mais recente canal de interação com o cliente, esta investigação procura identificar os fatores que explicam a adesão ou utilização atual do mobile banking, para isso construiu-se um modelo de pesquisa resultante da combinação da teoria de difusão de inovações, risco, inovação pessoal e caraterísticas sociodemográficas. Para verificar a importância das dimensões do modelo optou-se por um estudo exploratório, de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário digirido a indivíduos bancarizados maiores de idade, com conta num banco a operar em Portugal. Os resultados obtidos revelam que a adesão / utilização do mobile banking está suportada pelas variáveis, vantagem relativa, compatibilidade e facilidade de uso. Relativamente às caraterísticas sociodemográficas, apenas a variável género se mostrou com relevância estatística.Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLCristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim2012-12-27T14:58:58Z2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2013TID:201124653porCristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim - Mobile Banking: fatores determinantes na adesão. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:40:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:52.116298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
title Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
spellingShingle Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
Marketing
Mobile banking
Compatibilidade
Imagens
Inovação
title_short Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
title_full Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
title_fullStr Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
title_full_unstemmed Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
title_sort Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
author Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
author_facet Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Mobile banking
Compatibilidade
Imagens
Inovação
topic Marketing
Mobile banking
Compatibilidade
Imagens
Inovação
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-27T14:58:58Z
2012-11
2012-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2013
TID:201124653
url http://hdl.handle.net/10400.21/2013
identifier_str_mv TID:201124653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim - Mobile Banking: fatores determinantes na adesão. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133373620289536