Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14590 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de medida para avaliar a satisfação dos clientes bancários quanto aos serviços de Internet Banking e Mobile Banking, testando, ainda, a sua aplicabilidade.Método: O estudo é caracterizado como uma pesquisa diagnóstica, de abordagem quali-quantitativa, com base na metodologia survey. Para a condução do estudo foi estruturada e validada a escala proposta, analisando os dados obtidos pelo uso de técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os dados coletados com a aplicação do instrumento resultaram em uma amostra de 672 usuários.Originalidade/Relevância: As tecnologias estudadas se tornaram os principais canais de acesso entre as instituições bancárias e os seus clientes. Com isso, o foco no cliente ganhou destaque, visto que eles veem no uso dessas tecnologias maior comodidade, rapidez e personalização dos serviços bancários. Portanto, observando a importância do indivíduo, nesta pesquisa foi abordada a satisfação dos usuários perante as perspectivas psicológicas das teorias da satisfação.Resultados: O estudo identificou a Satisfação com o serviço bancário online e as Tecnologias per si (Internet Banking e Mobile Banking) como dois fatores que avaliam a satisfação dos clientes bancários com as tecnologias abordadas. Também foi observado que, para os respondentes, a satisfação dos usuários tem sido maior com o uso da Internet Banking do que com o Mobile Banking.Contribuições Teóricas/Metodológicas: Como contribuições desta pesquisa, pode-se citar a construção de um instrumento de intervenção, que utiliza uma escala válida para medir a satisfação, considerando o nível individual do cliente, ao utilizar-se como base as principais teorias da satisfação da psicologia. |
id |
RBM-1_8d003cda919f2761e86bb2ff9f7182a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/14590 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no BrasilStudy about the Evaluation of Internet Banking and Mobile Banking Users’ Satisfaction in BrazilTecnologia da informação; Usuários de TI; Internet Banking; Mobile Banking; Avaliação da satisfaçãoInformation technology; E-Banking; Internet Banking; Mobile Banking; Evaluation of satisfaction.Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de medida para avaliar a satisfação dos clientes bancários quanto aos serviços de Internet Banking e Mobile Banking, testando, ainda, a sua aplicabilidade.Método: O estudo é caracterizado como uma pesquisa diagnóstica, de abordagem quali-quantitativa, com base na metodologia survey. Para a condução do estudo foi estruturada e validada a escala proposta, analisando os dados obtidos pelo uso de técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os dados coletados com a aplicação do instrumento resultaram em uma amostra de 672 usuários.Originalidade/Relevância: As tecnologias estudadas se tornaram os principais canais de acesso entre as instituições bancárias e os seus clientes. Com isso, o foco no cliente ganhou destaque, visto que eles veem no uso dessas tecnologias maior comodidade, rapidez e personalização dos serviços bancários. Portanto, observando a importância do indivíduo, nesta pesquisa foi abordada a satisfação dos usuários perante as perspectivas psicológicas das teorias da satisfação.Resultados: O estudo identificou a Satisfação com o serviço bancário online e as Tecnologias per si (Internet Banking e Mobile Banking) como dois fatores que avaliam a satisfação dos clientes bancários com as tecnologias abordadas. Também foi observado que, para os respondentes, a satisfação dos usuários tem sido maior com o uso da Internet Banking do que com o Mobile Banking.Contribuições Teóricas/Metodológicas: Como contribuições desta pesquisa, pode-se citar a construção de um instrumento de intervenção, que utiliza uma escala válida para medir a satisfação, considerando o nível individual do cliente, ao utilizar-se como base as principais teorias da satisfação da psicologia.Objectives: This study aimed to elaborate a scale of evaluation of the IT users' satisfaction in the banking segment regarding Internet Banking and Mobile Banking applications, and also to test its applicability.Method: The study is characterized as a diagnostic research of a qualitative-quantitative approach, based on the survey methodology. To conduct the study was structured and validated the proposed scale, analyzing the data obtained through the use of univariate, bivariate and multivariate techniques. The data collected with the instrument application resulted in a sample of 672 users.Originality/ Relevance: The technologies studied have become the main channels of access between banking institutions and their clients. Therefore, evaluating customer satisfaction with these services can bring effective results to both bank branches and their customers who see the use of these technologies as convenient, fast and personalized.Results: The study identified Satisfaction with Online Banking and Technologies per se (Internet Banking and Mobile Banking) as two factors that evaluate customer satisfaction with the technologies studied. User satisfaction has been greater with the use of Internet Banking than with Mobile Banking, both for its practicality, agility and perceived ease.Theoretical/ methodological contributions: As contributions of this research, we can mention the construction of a valid scale to evaluate the satisfaction of IT users, more specifically bank customers, as to the use of new technologies developed and implemented by banking institutions.Universidade Nove de Julho - UninoveCAPESLongaray, André AndradeCastelli, Tiago MachadoMaia, Claudia RodriguesTondolo, Vilmar Gonçalves2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1459010.5585/remark.v20i1.14590ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 1 (2021): (jan./mar.); 27-512177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14590/8817Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing – ReMarkhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-12T17:37:24Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14590Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-08-12T17:37:24REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil Study about the Evaluation of Internet Banking and Mobile Banking Users’ Satisfaction in Brazil |
title |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
spellingShingle |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil Longaray, André Andrade Tecnologia da informação; Usuários de TI; Internet Banking; Mobile Banking; Avaliação da satisfação Information technology; E-Banking; Internet Banking; Mobile Banking; Evaluation of satisfaction. |
title_short |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
title_full |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
title_fullStr |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
title_sort |
Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no Brasil |
author |
Longaray, André Andrade |
author_facet |
Longaray, André Andrade Castelli, Tiago Machado Maia, Claudia Rodrigues Tondolo, Vilmar Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Castelli, Tiago Machado Maia, Claudia Rodrigues Tondolo, Vilmar Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longaray, André Andrade Castelli, Tiago Machado Maia, Claudia Rodrigues Tondolo, Vilmar Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação; Usuários de TI; Internet Banking; Mobile Banking; Avaliação da satisfação Information technology; E-Banking; Internet Banking; Mobile Banking; Evaluation of satisfaction. |
topic |
Tecnologia da informação; Usuários de TI; Internet Banking; Mobile Banking; Avaliação da satisfação Information technology; E-Banking; Internet Banking; Mobile Banking; Evaluation of satisfaction. |
description |
Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de medida para avaliar a satisfação dos clientes bancários quanto aos serviços de Internet Banking e Mobile Banking, testando, ainda, a sua aplicabilidade.Método: O estudo é caracterizado como uma pesquisa diagnóstica, de abordagem quali-quantitativa, com base na metodologia survey. Para a condução do estudo foi estruturada e validada a escala proposta, analisando os dados obtidos pelo uso de técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os dados coletados com a aplicação do instrumento resultaram em uma amostra de 672 usuários.Originalidade/Relevância: As tecnologias estudadas se tornaram os principais canais de acesso entre as instituições bancárias e os seus clientes. Com isso, o foco no cliente ganhou destaque, visto que eles veem no uso dessas tecnologias maior comodidade, rapidez e personalização dos serviços bancários. Portanto, observando a importância do indivíduo, nesta pesquisa foi abordada a satisfação dos usuários perante as perspectivas psicológicas das teorias da satisfação.Resultados: O estudo identificou a Satisfação com o serviço bancário online e as Tecnologias per si (Internet Banking e Mobile Banking) como dois fatores que avaliam a satisfação dos clientes bancários com as tecnologias abordadas. Também foi observado que, para os respondentes, a satisfação dos usuários tem sido maior com o uso da Internet Banking do que com o Mobile Banking.Contribuições Teóricas/Metodológicas: Como contribuições desta pesquisa, pode-se citar a construção de um instrumento de intervenção, que utiliza uma escala válida para medir a satisfação, considerando o nível individual do cliente, ao utilizar-se como base as principais teorias da satisfação da psicologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14590 10.5585/remark.v20i1.14590 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14590 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v20i1.14590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14590/8817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing – ReMark https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing – ReMark https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 1 (2021): (jan./mar.); 27-51 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1799138642001657856 |