Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Margarida M.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sarrico, Cláudia S., Santiago, Rui A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1476
Resumo: Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.
id RCAP_3aad24a6d8f48e6c6e23890031ded701
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadoresEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORCONTABILIDADEDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASEDUCATIONHIGHER EDUCATIONACCOUNTINGSKILLS DEVELOPMENTNeste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.In this work we intend to query the role of a PBL-type methodology in the development of personal competences in the students, and to assess whether the methodology improves the competences of PBL-type graduates when compared to non-PBL graduates, and to approach the role of the methodology at the level of the personal competences in the construction of the profile of a graduate for the third millennium. Having as a point of departure the case study of a vocational higher education institution, we have used the interview technique with academic staff and employers, and the questionnaire technique with the rest of the participants. The results obtained in relation to the students, graduates, and employers led us to support that PBL methodologies contribute to the development of personal competences, essentially at the level of the use of resources and the building of knowledge. Additionally, it seems that we can support the possibility of including in the existing theories the logic of entrepreneurship, motivated by PBL-type methodologies. In the employers we detect a persistent tendency of not recognizing the methodology as being directly responsible for the improvement of personal competences in the graduates, with the exception of the valuation of more consistent basis for action and more confident attitudes. The work also reflects on the problem of identifying the competences necessary for a multifaceted labour market based on concrete studies and resultsEdições Universitárias Lusófonas2011-11-04T20:09:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1476por1646-401XPinheiro, Margarida M.Sarrico, Cláudia S.Santiago, Rui A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.676548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
title Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
spellingShingle Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
Pinheiro, Margarida M.
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
CONTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ACCOUNTING
SKILLS DEVELOPMENT
title_short Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
title_full Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
title_fullStr Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
title_full_unstemmed Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
title_sort Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
author Pinheiro, Margarida M.
author_facet Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
author_role author
author2 Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
CONTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ACCOUNTING
SKILLS DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
CONTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ACCOUNTING
SKILLS DEVELOPMENT
description Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04T20:09:29Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1476
url http://hdl.handle.net/10437/1476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136317976608768