O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Raquel Maurício da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7148
Resumo: Na presente dissertação pretende-se estudar o stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores, numa amostra de 264 estudantes universitários em que 46.2% trabalham e 53.8% não trabalham. Para este efeito foi utilizado um questionário sócio demográfico de forma a obter dados pessoais fundamentais para o estudo, bem como duas escalas de autopreenchimento: Brief Cope – Instrumento de Avaliação de Coping – que possui 14 dimensões e 28 itens (Carver, 1997); e o MBI-SS – Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes – que possui 3 dimensões e 15 itens, adaptada por Schaufeli e seus colaboradores (2001). Os resultados demonstraram que a negação é peditora de descrença, bem como que as estratégias de coping reinterpretação positiva e coping ativo apresentam uma relação negativa com a exaustão e descrença e uma relação positiva com a eficácia profissional. Contudo, ao contrário do esperado, não ocorreram diferenças significativas entre os dois grupos em estudo, o que é discutido à luz da literatura.
id RCAP_3abae44859175a4fcdfcca669a67b150
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadoresMESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASPSICOLOGIASTRESSBURNOUTCOPINGESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSTRABALHADORES-ESTUDANTESTESTES PSICOLÓGICOSMBI (INVENTÁRIO...)BRIEF COPEPSYCHOLOGYSTRESSBURNOUTCOPINGCOLLEGE STUDENTSSTUDENT WORKERSPSYCHOLOGICAL TESTSNa presente dissertação pretende-se estudar o stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores, numa amostra de 264 estudantes universitários em que 46.2% trabalham e 53.8% não trabalham. Para este efeito foi utilizado um questionário sócio demográfico de forma a obter dados pessoais fundamentais para o estudo, bem como duas escalas de autopreenchimento: Brief Cope – Instrumento de Avaliação de Coping – que possui 14 dimensões e 28 itens (Carver, 1997); e o MBI-SS – Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes – que possui 3 dimensões e 15 itens, adaptada por Schaufeli e seus colaboradores (2001). Os resultados demonstraram que a negação é peditora de descrença, bem como que as estratégias de coping reinterpretação positiva e coping ativo apresentam uma relação negativa com a exaustão e descrença e uma relação positiva com a eficácia profissional. Contudo, ao contrário do esperado, não ocorreram diferenças significativas entre os dois grupos em estudo, o que é discutido à luz da literatura.The aim of this research was to evaluate stress, burnout syndrome and coping strategies of working and non-working students, on a sample of 264 college students, which 46.3% worked and 53.8% did not work. The instruments used were one demographic questionnaire, in order to identify important personal data for this study, as well as two self-completion evaluation scales: Brief Cope – the instrument to evaluate coping – that has 14 dimensions and 28 itens (Carver, 1997); and MBI-SS – Maslach Burnout Inventory Student Survey – that has 3 dimensions and 15 itens, adaptated by Schaufeli and his contributors (2001). Results show that denial can predict disbelief, as well as the coping strategies such as positive reinterpretation and active coping are negatively related to exhaustion and disbelief, and a positive relation with professional efficiency. However, significant differences among the two groups in study did not occur.2016-07-18T13:58:54Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7148TID:201327805porSilva, Tânia Raquel Maurício dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:45.053140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
title O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
spellingShingle O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
Silva, Tânia Raquel Maurício da
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSICOLOGIA
STRESS
BURNOUT
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TRABALHADORES-ESTUDANTES
TESTES PSICOLÓGICOS
MBI (INVENTÁRIO...)
BRIEF COPE
PSYCHOLOGY
STRESS
BURNOUT
COPING
COLLEGE STUDENTS
STUDENT WORKERS
PSYCHOLOGICAL TESTS
title_short O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
title_full O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
title_fullStr O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
title_full_unstemmed O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
title_sort O stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores
author Silva, Tânia Raquel Maurício da
author_facet Silva, Tânia Raquel Maurício da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Raquel Maurício da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSICOLOGIA
STRESS
BURNOUT
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TRABALHADORES-ESTUDANTES
TESTES PSICOLÓGICOS
MBI (INVENTÁRIO...)
BRIEF COPE
PSYCHOLOGY
STRESS
BURNOUT
COPING
COLLEGE STUDENTS
STUDENT WORKERS
PSYCHOLOGICAL TESTS
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
PSICOLOGIA
STRESS
BURNOUT
COPING
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
TRABALHADORES-ESTUDANTES
TESTES PSICOLÓGICOS
MBI (INVENTÁRIO...)
BRIEF COPE
PSYCHOLOGY
STRESS
BURNOUT
COPING
COLLEGE STUDENTS
STUDENT WORKERS
PSYCHOLOGICAL TESTS
description Na presente dissertação pretende-se estudar o stresse, síndrome de burnout e estratégias de coping em estudantes trabalhadores e não trabalhadores, numa amostra de 264 estudantes universitários em que 46.2% trabalham e 53.8% não trabalham. Para este efeito foi utilizado um questionário sócio demográfico de forma a obter dados pessoais fundamentais para o estudo, bem como duas escalas de autopreenchimento: Brief Cope – Instrumento de Avaliação de Coping – que possui 14 dimensões e 28 itens (Carver, 1997); e o MBI-SS – Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes – que possui 3 dimensões e 15 itens, adaptada por Schaufeli e seus colaboradores (2001). Os resultados demonstraram que a negação é peditora de descrença, bem como que as estratégias de coping reinterpretação positiva e coping ativo apresentam uma relação negativa com a exaustão e descrença e uma relação positiva com a eficácia profissional. Contudo, ao contrário do esperado, não ocorreram diferenças significativas entre os dois grupos em estudo, o que é discutido à luz da literatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18T13:58:54Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7148
TID:201327805
url http://hdl.handle.net/10437/7148
identifier_str_mv TID:201327805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131234185510912