Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Adriana Filipa Alves do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76071
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_dad2f6fefe380947f78dc024da213f9f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitivaStress and burnout in college students: mediator role of cognitive appraisalAvaliação cognitivaBurnoutCopingEstudantes universitáriosStressCognitive appraisalCollege studentsCopingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaEste estudo teve como objetivo analisar, longitudinalmente, a adaptação ao stress em estudantes do ensino superior, considerando o papel mediador da avaliação cognitiva primária (i.e., perceção de ameaça/desafio) e secundária (i.e., coping) na relação entre o stress e o burnout. Participaram 175 estudantes, com idades entre os 17 e os 42 anos (M = 21.19 anos; DP = 3.95), sendo 155 do sexo feminino (89%), 18 do sexo masculino (10%) e 2 não identificaram informação sobre o sexo (1%). O estudo decorreu em três momentos (Mto). O Mto1 incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Stress em Estudantes, a Escala de Avaliação Cognitiva e o Inventário de Coping Reduzido. Os Mto2 e Mto3 incluíram a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados indicaram que o stress e a avaliação cognitiva são preditores de burnout, obtendo-se um valor preditivo melhor quando a avaliação cognitiva mediou a relação stress - burnout. Os estudantes devem estar conscientes sobre o modo como percebem e lidam com as diferentes fontes de stress.The goal of this study was to analyse, longitudinally, the adaptation to stress in college students, considering the mediating role of primary (i.e., perception of threat/challenge) and secondary (i.e., coping) cognitive appraisal in the relationship between stress and burnout. The study included 175 students, aged between 17 and 42 years old (M = 21.19 years; SD = 3.95), of which 155 were female (89%), 18 male (10%) and 2 didn’t identify with any gender (1%). The study took place in three moments of data collection (Mt). Mt1 included the Sociodemographic Questionnaire, the Student Stress Questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale and the COPE inventory - Reduced. Mt2 and Mt3 included the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results indicated that stress and cognitive appraisal were predictors of burnout, obtaining a better predictive value when cognitive appraisal mediated relationship between stress and burnout. Students should be aware about the way they perceive and cope with stress.Gomes, A. RuiUniversidade do MinhoCouto, Adriana Filipa Alves do20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76071por202748227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:37.473283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
Stress and burnout in college students: mediator role of cognitive appraisal
title Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
spellingShingle Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
Couto, Adriana Filipa Alves do
Avaliação cognitiva
Burnout
Coping
Estudantes universitários
Stress
Cognitive appraisal
College students
Coping
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
title_full Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
title_fullStr Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
title_full_unstemmed Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
title_sort Stress e burnout em estudantes universitários: papel mediador da avaliação cognitiva
author Couto, Adriana Filipa Alves do
author_facet Couto, Adriana Filipa Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, A. Rui
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Adriana Filipa Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação cognitiva
Burnout
Coping
Estudantes universitários
Stress
Cognitive appraisal
College students
Coping
Ciências Sociais::Psicologia
topic Avaliação cognitiva
Burnout
Coping
Estudantes universitários
Stress
Cognitive appraisal
College students
Coping
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76071
url http://hdl.handle.net/1822/76071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202748227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132562164023296