O estudo da proporcionalidade directa-inversa com alunos de um curso de formação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Hermínia de Freitas, 1968-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2566
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
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spelling O estudo da proporcionalidade directa-inversa com alunos de um curso de formação e educaçãoDidáctica da matemáticaProporçõesTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente estudo analisa o raciocínio proporcional dos alunos na resolução de tarefas contextualizadas envolvendo os de conceitos Proporcionalidade Directa e Inversa. O seu objectivo é saber que estratégias usam os alunos para resolver problemas de proporcionalidade directa ou inversa, que evolução demonstram nas diferentes formas de representar funções de proporcionalidade directa ou inversa, qual o papel dos conhecimentos informais dos alunos na resolução de problemas de proporcionalidade directa ou inversa, bem como quais as dificuldades que os alunos revelam neste tema. O estudo foi desenvolvido numa turma do Curso de Formação e Educação (tipo 2) de Manutenção Hoteleira com 17 alunos. A recolha de dados envolveu a realização de um diário de aula, a obtenção de cópias dos produtos escritos pelos alunos, bem como entrevistas efectuadas individualmente a dois alunos, que constituíram a principal fonte de dados. Os alunos entrevistados foram escolhidos por terem desempenhos e atitudes diferentes na disciplina de Matemática. Neste contexto, colocou-se em prática um “estudo de caso”, tendo-se recolhido e tratado os dados segundo um paradigma qualitativo. A parte empírica do estudo decorreu numa escola rural, E.B. e Secundária na ilha da Madeira, no segundo período do ano 2008/09, da qual a investigadora não era professora da disciplina de Matemática. A realização desta proposta pedagógica decorreu ao longo de várias aulas onde a investigadora iria estar presente tanto na disciplina de Matemática Aplicada bem como em Manutenção e Reparação de Estruturas de Madeira, Metálicas e Alvenaria (MREMMA). Os alunos, em aulas de Matemática e em aulas de MREMMA, resolveram algumas fichas contendo propostas motivadoras que se pretendia irem ao encontro de actividades que futuramente podem fazer parte da sua profissão. Da análise feita aos dados recolhidos, concluiu-se que, estas actividades lectivas de Matemática e de MREMMA, contribuíram para motivar os alunos para uma aprendizagem mais profunda, significativa e eficaz da matemática e para uma visão mais positiva e adequada destas áreas, promovendo o desenvolvimento da resolução de tarefas envolvendo a proporcionalidade directa/inversa. Os alunos revelam preferência por tabelas para representar os dados, tendo em vista não só organizá-los mas também interpretar os problemas. As suas dificuldades estão mais presentes nas representações gráficas e na expressão algébrica. Os resultados mostram que, mesmo antes do ensino formal do tema os alunos são capazes de utilizar diferentes tipos de estratégias de forma a resolver tarefas envolvendo raciocínio proporcional. Acredito que os alunos reconhecem esses conteúdos de situações pontuais do dia-a-dia. De um modo geral, os alunos distinguiram situações em que existe proporcionalidade directa daquelas em que não existe.This study examines students' proportional reasoning to solve contextualized tasks involving the concepts of Direct and Inverse Proportionality. Its purpose is to know what strategies students use to solve problems of direct or inverse proportionality, which capacities they show dealing with different ways of representing functions of direct or inverse proportionality, the role of informal knowledge of students in solving problems of direct or inverse proportionality, and what difficulties they reveal on this topic. The study was conducted in a classroom of Education and Training Course (type 2) of Hotel Maintenance with 17 students. Data collection involved the preparation of a classroom log, the written work done by the students as well as individual interviews with two students, who were the main source of data. The students interviewed were chosen because they have different performances, and attitudes in mathematics. In this context, a "case study" was put into practice, having the data been collected and processed according to a qualitative paradigm. The empirical part of the study took place in a rural school, EB and Secondary on the island of Madeira in the second term of the school year 2008/09, where the researcher was not the teacher the class. The implementation of this pedagogical project took several sessions where the researcher would be present both in Applied Mathematics as well as Maintenance and Repair of Timber Structures, Steel and Masonry (MREMMA). Students both in some classes in Applied Mathematics and in MREMMA solved some worksheets containing interesting and challenging problems aiming to meet future activities that may be part of their profession. From the analysis of the data collected, we can conclude that these school activities in Maths and MREMMA contributed to motivate students to a deep, meaningful and effective learning of Maths and to a more positive and appropriate perspective of these areas, promoting development of solving tasks involving direct and inverse proportionality. Students show a preference for tables to represent data, in order to not only organize them but also to interpret the problems. Their difficulties are more present in graphical and algebraic expression. The results show that even before the formal teaching of the subject students are able to use different strategies to solve tasks involving proportional reasoning. I believe that students recognize that content in specific daily situations. In general, students differentiated situations where there is direct proportionality of those where it that do not exist.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Hermínia de Freitas, 1968-2011-02-23T10:49:24Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.430279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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