Medição de globalização setorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Manuel Calhas dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6298
Resumo: A globalização é um fenómeno que tem sido debatido por diversos autores. Os argumentos relacionados com a evidência, conceito, evolução, vantagens e desvantagens são bastante diversificados. A sua intensidade e características provocam um conjunto de externalidades positivas e negativas em dimensões bastante importantes como o crescimento económico, desigualdade, pobreza, condições de trabalho entre outras. No que concerne à medição do fenómeno do ponto de vista comercial, a investigação existente compreende um conjunto de indicadores construídos através de índices por país onde se considera uma ou mais dimensões. No entanto, a atividade económica encontra-se dividida por setores com particularidades distintas. A presente dissertação consubstancia uma medição comercial setorial desde 1967 a 2009 entre diversos países e considera seis dimensões de análise, nomeadamente a quantidade de países envolvidos, equilíbrio da distribuição, volume de comércio, distância percorrida pelo comércio, número de setores e equilíbrio entre setores. Da análise dos resultados conclui-se que ao longo dos anos existe um crescimento positivo para o comércio entre os diversos países em termos de quantidade de fluxos, volume de comércio, distância percorrida e equidade da distribuição. Em termos setoriais, verifica-se uma tendência bastante semelhante mas com as particularidades de cada setor de análise. Aqueles que estão relacionados com as tecnologias de informação e informática registam um elevado incremento de trocas comerciais. Por sua vez, setores relacionados com as atividades agrícolas apresentam descidas em termos relativos apesar das suas exportações terem aumentado em termos absolutos. A distância percorrida pelo comércio aumenta para todos os setores.
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