Fatores determinantes do desempenho inovador nas empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chingando, Avelino Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10226
Resumo: As exigências de um mundo, cada vez, mais competitivo devido a globalização dos mercados atuais, que são cada vez exigentes, a inovação torna-se um fator chave e inevitável na diferenciação e desenvolvimentos das empresas e das organizações. Assim, a inovação tem assumido um papel cada vez mais relevante no panorama económico da empresa. A competitividade está intimamente relacionada com a sua capacidade da empresa de inovar e manter de forma sustentável no mercado, onde fatores determinantes jogam um papel preponderante para o desempenho inovador das organizações. A presente investigação tem como objetivo a identificação e análise dos fatores determinantes que influenciam os processos de inovação das empresas portuguesas e, consequentemente, o seu desempenho inovador. Nesta investigação destacam-se como fatores determinantes os tipos cooperação e os investimentos e despesas em atividades de inovação. Centrando-se análise no estudo de empresas indústrias, comerciais e de serviços, localizadas no território português. Testaram-se as hipóteses formuladas na presente investigação, os dados foram obtidos, através de dados secundários do CIS 2014 - Inquérito Comunitário à Inovação 2014, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos CIS 2014 tiveram supervisão do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para analisar a influência dos determinantes da inovação nas empresas portuguesas ao nível da inovação do produto e da inovação do processo. Os resultados obtidos mostram que os parceiros de mercado têm um impacto positivo no desempenho inovador, nas empresas portuguesas, durante o período de 2012 a 2014. Os resultados também evidenciam que os investimentos e despesas em atividades de inovação influenciam a propensão para as empresas inovarem. A realização de atividades internas de I&D, a introdução de inovações de mercado, as atividades de design, a formação, a aquisição de atividades externas e o envolvimento noutras atividades influencia positivamente a inovação a propensão para a empresa inovar ao nível do produto. Enquanto a adquisição de maquinaria, equipamento e software, a formação para as atividades de inovação e o envolvimento noutras atividades de inovação influencia positivamente a propensão para as empresas inovarem ao nível do processo.
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A presente investigação tem como objetivo a identificação e análise dos fatores determinantes que influenciam os processos de inovação das empresas portuguesas e, consequentemente, o seu desempenho inovador. Nesta investigação destacam-se como fatores determinantes os tipos cooperação e os investimentos e despesas em atividades de inovação. Centrando-se análise no estudo de empresas indústrias, comerciais e de serviços, localizadas no território português. Testaram-se as hipóteses formuladas na presente investigação, os dados foram obtidos, através de dados secundários do CIS 2014 - Inquérito Comunitário à Inovação 2014, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos CIS 2014 tiveram supervisão do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para analisar a influência dos determinantes da inovação nas empresas portuguesas ao nível da inovação do produto e da inovação do processo. Os resultados obtidos mostram que os parceiros de mercado têm um impacto positivo no desempenho inovador, nas empresas portuguesas, durante o período de 2012 a 2014. Os resultados também evidenciam que os investimentos e despesas em atividades de inovação influenciam a propensão para as empresas inovarem. A realização de atividades internas de I&D, a introdução de inovações de mercado, as atividades de design, a formação, a aquisição de atividades externas e o envolvimento noutras atividades influencia positivamente a inovação a propensão para a empresa inovar ao nível do produto. Enquanto a adquisição de maquinaria, equipamento e software, a formação para as atividades de inovação e o envolvimento noutras atividades de inovação influencia positivamente a propensão para as empresas inovarem ao nível do processo.The demands of a world, increasingly competitive due to the globalization of today's increasingly demanding markets, innovation becomes a key and inevitable factor in the differentiation and developments of companies and organizations. Thus, innovation has assumed an increasingly important role in the economic landscape of the company. Competitiveness is closely related to the company's ability to innovate and sustainably sustain the marketplace, where key factors play a key role in the organizations' innovative performance. The present research aims to identify and analyze the determinants that influence the innovation processes of Portuguese companies and, consequently, their innovative performance. In this investigation, the cooperation and investments and expenses in innovation activities stand out as determining factors. Focusing analysis in the study of industries, commercial and service companies, located in the Portuguese territory. The hypotheses formulated in the present investigation were tested, data were obtained through secondary data from the CIS 2014 - Community Innovation Survey 2014, made available by the Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Office of Planning, Strategy, Evaluation and International Relations / Ministry of Science, Technology and Higher Education). The data were obtained CIS 2014 had supervision of EUROSTAT. Taking into account the complexity of the phenomenon in question, logistic regression models were applied to analyze the influence of the determinants of innovation on Portuguese companies in terms of product innovation and process innovation. The results show that market partners have a positive impact on innovative performance in Portuguese companies during the period from 2012 to 2014. The results also show that investments and expenses in innovation activities influence the propensity for companies to innovate. Conducting internal R & D activities, introducing market innovations, design activities, training, acquiring outside activities and engaging in other activities positively influences innovation and propensity for the company to innovate at product level. While the acquisition of machinery, equipment and software, training for innovation activities and involvement in other innovation activities positively influences the propensity for companies to innovate at the process level.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumChingando, Avelino Paulo2020-03-25T14:36:43Z2019-07-082019-06-242019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10226TID:202333817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:40Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:14.449632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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