Gestão da Infraestrutura no Datacenter (Monitorização / Gestão de Serviços IT / Automação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Creangã, Daniel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/98806
Resumo: O sucesso da atividade empresarial depende da capacidade de adaptação à mudança. Isto é especialmente verdade nas empresas no ramo tecnológico, em que o ritmo de inovação é superior às outras áreas. A capacidade de uma organização competir à escala global é um desafio a ter em conta devido a heterogeneidade das necessidades e características dos clientes: língua, legislação, modo de pagamento, grau de desenvolvimento das infraestruturas de comunicação e transporte, características do produto. Numa organização a responsabilidade de adaptação à mudança torna-se um desafio que recai maioritariamente sobre uma sub-unidade da organização, o departamento de IT, força impulsora responsável por suportar os processos de negócio e transformação dos produtos ou serviços, sendo fulcral uma correta gestão da infraestrutura IT, dos roles (papéis) assinados aos profissionais de IT e uma visão completa do estado da infraestrutura. Independentemente da empresa ou área de atuação, o volume de dados gerado apresenta desafios quanto ao seu armazenamento, tratamento e interpretação. As organizações reconhecem a importância e o possível retorno no investimento na sua unidade IT de acordo com as suas necessidades estratégicas; contudo, este investimento em recursos computacionais não foge aos desafios operacionais e de gestão que permitem tirar melhor partido destes mesmos recursos. É expectável a carga sobre as organizações IT continuar a aumentar e consequentemente a gestão IT tornar-se mais complexa e mais automatizada, necessitando de uma equipa IT mais especializada. Para ter controlo sobre a infraestrutura IT necessitamos de ferramentas de monitorização e gestão que nos permitam ter uma visão consolidada e orquestrada sobre o "estado de saúde"da infraestrutura e dos serviços e aplicações suportados. Gerir e otimizar infraestruturas é um processo contínuo e evolutivo que, para além das estratégias de melhoria do produto/serviço, requer também estratégias de automação e recuperação em caso de falha de serviços para um conjunto de eventos. Assim sendo, este trabalho pretende mostrar as potencialidades de uma solução de gestão centralizada de infraestruturas, aplicações e serviços, com o objetivo de reduzir a complexidade de tarefas, bem como os custos e riscos para as organizações.
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