Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Inês Brandão de Maia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1258
Resumo: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
id RCAP_3aea24d0a8b71fc943184b27a9ec04b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentesPsicologia ClínicaAvaliação da PersonalidadeTeste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)Teste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA)PsicologiaDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 20 de Janeiro de 2012.A investigação tem demonstrado que diferentes dimensões de Personalidade se relacionam com os padrões e abordagens à aprendizagem. Contudo, essas evidências advêm de estudos em que a Personalidade é avaliada através de modelos lexicais. O objectivo deste estudo foi avaliar as relações entre os padrões e abordagens à aprendizagem e as dimensões de personalidade do modelo psicobiológico da personalidade de Robert Cloninger. Participaram neste estudo 551 adolescentes do 3° Ciclo do Ensino Básico, 302 do sexo feminino e 249 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M13.72; DP=1.05). A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003), e os padrões e abordagens à aprendizagem através da versão portuguesa da Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA; Midgley et al., 2000) e do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA; Duarte, 2007). Os resultados revelaram que as dimensões de temperamento e de carácter estão correlacionadas com os padrões e abordagens à aprendizagem. Para além disso, a conjugação de determinadas dimensões de personalidade (Persistência e Auto-Directividade) com determinadas abordagens de aprendizagem (Abordagem Superficial à Aprendizagem e Abordagem Profunda à Aprendizagem) explicam uma variância de 22 % do rendimento académico. A relação entre as dimensões de personalidade e o rendimento académico é mediada por diferentes abordagens e padrões de aprendizagem. A influência conjunta das várias dimensões de personalidade, quer com os padrões adaptativos à aprendizagem, quer com as abordagens à aprendizagem, predizem mudanças significativas ao nível do rendimento académico.Abstract: Research has shown that different dimensions of Personality are related to learning patterns and approaches. Notwithstanding, such evidences come from studies where Personality is assessed via lexical models. This study’s objective is to assess relationships between learning patterns and approaches and the dimensions of personality according to Robert Cioninger’s psychobiological model of personality. 551 teenagers from the Third Level of Basic Education took part of this study, 302 of which were female and 249 were male, with ages ranging from 12 te 17 (A=13.72; SD=1.05). Personality was assessed using the Portuguese version ofthe Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003) and learning patterns and approaches using the Portuguese version of Patterns ofAdaptive Learning Scales (PALS; Midgiey et al., 2000) and Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA — Learning Process Inventory; Duarte, 2007). Results revealed that temperament and character dimensions are correlated to learning patterns and approaches. Moreover, the conjugation of certain dimensions of personality (Persistence and Self-directedness) with certain learning approaches (Surface Approach to Learniig and Deep Approach to Learning) explain a variance of 22% in scholastic performance. The relation between the dimensions of personality and scholastic performance is mediated by different approaches and Iearning patterns. The joint influence of the various dimensions of personality, both with learning adaptive patterns and approaches to Iearning, predict significant changes on scholastic performance.2014-11-24T17:31:41Z2014-11-242012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1258http://hdl.handle.net/11067/1258pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Inês Brandão de Maiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:04Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:06.574133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
title Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
spellingShingle Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
Rosa, Inês Brandão de Maia
Psicologia Clínica
Avaliação da Personalidade
Teste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)
Teste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA)
Psicologia
title_short Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
title_full Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
title_fullStr Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
title_full_unstemmed Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
title_sort Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes
author Rosa, Inês Brandão de Maia
author_facet Rosa, Inês Brandão de Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Inês Brandão de Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Clínica
Avaliação da Personalidade
Teste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)
Teste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA)
Psicologia
topic Psicologia Clínica
Avaliação da Personalidade
Teste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)
Teste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA)
Psicologia
description Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-24T17:31:41Z
2014-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1258
http://hdl.handle.net/11067/1258
url http://hdl.handle.net/11067/1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136732586704896