Sincronizar relógios : otimizar aprendizagens : matutinidade-vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Hugo Miguel Fernandes
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9384
Resumo: Neste trabalho realizamos três estudos que analisaram a relação entre tipos matutinos-vespertinos em interação com a hora-do-dia no desempenho em crianças em idade escolar. Foi utilizado um design experimental duplamente cego e selecionadas as crianças Matutinas/ Vespertinas, classificadas de acordo com o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC) que completaram, em diferentes momentos do dia, baterias de testes relacionados com aptidões básicas para a aprendizagem (BPE, BAPAE, ALEPE). Globalmente, os resultados significativos encontrados indicaram que: (i) o “efeito de sincronia” talvez seja uma hipótese simplista, i.e., dependendo do tipo de tarefa cognitiva envolvida o desempenho dos tipos diurnos (Matutinos-Vespertinos) parece beneficiar tanto de momentos ótimos (de manhã no caso dos matutinos e de tarde no caso dos vespertinos) como de momentos não-ótimos – efeito de assincronia (de tarde no caso dos matutinos e de manhã no caso dos vespertinos); (ii) os melhores desempenhos não ocorrem necessariamente nas primeiras horas do dia escolar; (iii) a vespertinidade parece estar associada a melhores capacidades cognitivas e a matutinidade a melhores resultados escolares; (iv) o desempenho dos tipos diurnos não só varia ao longo do dia mas parece variar, também, ao longo da semana; (v) a terça e a quinta parecem ser dias ótimos e a sexta um dia não-ótimo para o desempenho escolar. São necessários estudos de replicação.
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Cruz, Hugo Miguel Fernandes
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