Sincronizar relógios : otimizar aprendizagens : matutinidade-vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9384 |
Resumo: | Neste trabalho realizamos três estudos que analisaram a relação entre tipos matutinos-vespertinos em interação com a hora-do-dia no desempenho em crianças em idade escolar. Foi utilizado um design experimental duplamente cego e selecionadas as crianças Matutinas/ Vespertinas, classificadas de acordo com o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC) que completaram, em diferentes momentos do dia, baterias de testes relacionados com aptidões básicas para a aprendizagem (BPE, BAPAE, ALEPE). Globalmente, os resultados significativos encontrados indicaram que: (i) o “efeito de sincronia” talvez seja uma hipótese simplista, i.e., dependendo do tipo de tarefa cognitiva envolvida o desempenho dos tipos diurnos (Matutinos-Vespertinos) parece beneficiar tanto de momentos ótimos (de manhã no caso dos matutinos e de tarde no caso dos vespertinos) como de momentos não-ótimos – efeito de assincronia (de tarde no caso dos matutinos e de manhã no caso dos vespertinos); (ii) os melhores desempenhos não ocorrem necessariamente nas primeiras horas do dia escolar; (iii) a vespertinidade parece estar associada a melhores capacidades cognitivas e a matutinidade a melhores resultados escolares; (iv) o desempenho dos tipos diurnos não só varia ao longo do dia mas parece variar, também, ao longo da semana; (v) a terça e a quinta parecem ser dias ótimos e a sexta um dia não-ótimo para o desempenho escolar. São necessários estudos de replicação. |
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Sincronizar relógios : otimizar aprendizagens : matutinidade-vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças em idade escolarDOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCRIANÇASAPTIDÕESAPRENDIZAGEMDESEMPENHO ESCOLARCOMPORTAMENTO COGNITIVOEDUCATIONCHILDRENAPTITUDESLEARNINGSCHOOL PERFORMANCECOGNITIVE BEHAVIOURNeste trabalho realizamos três estudos que analisaram a relação entre tipos matutinos-vespertinos em interação com a hora-do-dia no desempenho em crianças em idade escolar. Foi utilizado um design experimental duplamente cego e selecionadas as crianças Matutinas/ Vespertinas, classificadas de acordo com o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC) que completaram, em diferentes momentos do dia, baterias de testes relacionados com aptidões básicas para a aprendizagem (BPE, BAPAE, ALEPE). Globalmente, os resultados significativos encontrados indicaram que: (i) o “efeito de sincronia” talvez seja uma hipótese simplista, i.e., dependendo do tipo de tarefa cognitiva envolvida o desempenho dos tipos diurnos (Matutinos-Vespertinos) parece beneficiar tanto de momentos ótimos (de manhã no caso dos matutinos e de tarde no caso dos vespertinos) como de momentos não-ótimos – efeito de assincronia (de tarde no caso dos matutinos e de manhã no caso dos vespertinos); (ii) os melhores desempenhos não ocorrem necessariamente nas primeiras horas do dia escolar; (iii) a vespertinidade parece estar associada a melhores capacidades cognitivas e a matutinidade a melhores resultados escolares; (iv) o desempenho dos tipos diurnos não só varia ao longo do dia mas parece variar, também, ao longo da semana; (v) a terça e a quinta parecem ser dias ótimos e a sexta um dia não-ótimo para o desempenho escolar. São necessários estudos de replicação.This dissertation describes three studies that were conducted in order to analyse the relationship between morning-evening types in interaction with the time-of-day performance in school-age children. Using a double-blind experimental design Morning [MT] and Evening [ET] Types children classified according to the Children Chronotype Questionnaire (CCQT) were tested in randomly assigned at different times-of-day, and completed a battery of tests related to basic learning skills (BPE, BAPAE, ALEPE). Significant results (p<.05) show that: (i) the “synchrony effect” may be a simplistic hypothesis, i.e., depending on the type of cognitive task involved, MT and ET performance may benefit not only from optimal – synchrony effect, but also from its non-optimal moments – asynchrony effect; (ii) M-E Types performance not only varies throughout the time-of-day, but also, it seems to vary throughout the day-of-week; (iii) in young children Eveningness seems to be associated with better cognitive abilities performed, and Morningness seems to be associated with better academic achievement; (iv) better performances are not necessarily associated to early hours of the school day; (v) tuesday and thursday may be an optimal day and friday a non-optimal day for the school performance. Replication studies are now needed.2019-02-07T19:50:40Z2018-01-01T00:00:00Z2018doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9384TID:101602596porCruz, Hugo Miguel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T11:44:22Zoai:recil.ulusofona.pt:10437/9384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T11:44:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Sincronizar relógios : otimizar aprendizagens : matutinidade-vespertinidade, hora do dia e desempenho em crianças em idade escolar Cruz, Hugo Miguel Fernandes DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRIANÇAS APTIDÕES APRENDIZAGEM DESEMPENHO ESCOLAR COMPORTAMENTO COGNITIVO EDUCATION CHILDREN APTITUDES LEARNING SCHOOL PERFORMANCE COGNITIVE BEHAVIOUR |
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Neste trabalho realizamos três estudos que analisaram a relação entre tipos matutinos-vespertinos em interação com a hora-do-dia no desempenho em crianças em idade escolar. Foi utilizado um design experimental duplamente cego e selecionadas as crianças Matutinas/ Vespertinas, classificadas de acordo com o Questionário de Cronótipo em Crianças (QCTC) que completaram, em diferentes momentos do dia, baterias de testes relacionados com aptidões básicas para a aprendizagem (BPE, BAPAE, ALEPE). Globalmente, os resultados significativos encontrados indicaram que: (i) o “efeito de sincronia” talvez seja uma hipótese simplista, i.e., dependendo do tipo de tarefa cognitiva envolvida o desempenho dos tipos diurnos (Matutinos-Vespertinos) parece beneficiar tanto de momentos ótimos (de manhã no caso dos matutinos e de tarde no caso dos vespertinos) como de momentos não-ótimos – efeito de assincronia (de tarde no caso dos matutinos e de manhã no caso dos vespertinos); (ii) os melhores desempenhos não ocorrem necessariamente nas primeiras horas do dia escolar; (iii) a vespertinidade parece estar associada a melhores capacidades cognitivas e a matutinidade a melhores resultados escolares; (iv) o desempenho dos tipos diurnos não só varia ao longo do dia mas parece variar, também, ao longo da semana; (v) a terça e a quinta parecem ser dias ótimos e a sexta um dia não-ótimo para o desempenho escolar. São necessários estudos de replicação. |
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