A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/175 |
Resumo: | O domínio da leitura e da escrita é uma conquista de alcance assinalável e determinante no desenvolvimento pessoal e social de todos os indivíduos. Neste estudo exploratório procura-se analisar os problemas da aprendizagem da leitura e da escrita, na sua fase inicial, numa tentativa de explicação para as dificuldades que muitos alunos manifestam na sua aquisição. Tenta-se também, analisar o porquê de certas crianças falharem na aprendizagem inicial da leitura e escrita e a forma como o meio sócio-económico e cultural pode influir nesse processo e no contexto educativo. O estudo empírico que desenvolvemos envolveu 50 crianças do pré-escolar, tendo-se identificado 25 crianças oriundas do meio sócio-económico e cultural considerado médio/alto e 25 do meio sócio-económico e cultural considerado baixo, estas últimas crianças consideradas como de “risco” na aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita. Analisados os resultados da aplicação do T.I.C.L a essas crianças e a identificação daquelas que poderão apresentar dificuldades em aceder à leitura e à escrita, procura-se chamar a atenção para a forma como o sistema educativo “trata” estas primeiras dificuldades e como se intervém (ou não), na população considerada como de “risco” nesta aprendizagem. |
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