Hábitos de leitura e sucesso escolar: um estudo de caso em alunos no final do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sónia Fernandes Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/211
Resumo: As rápidas e profundas mudanças que têm marcado diferentes domínios da sociedade exigem aos indivíduos competências que os tornem capazes de seleccionar e absorver a multiplicidade de informações provenientes de uma grande diversidade de meios. Portugal apresenta índices de literacia da leitura muito baixos, pelo que têm vindo a ser implementadas medidas a nível nacional, no sentido de inverter esta situação. À escola compete minimizar desigualdades advindas de contextos familiares diversos. Sendo a leitura um veículo privilegiado de desenvolvimento e humanização da sociedade, o ensino deve contribuir para o aumento dos hábitos de leitura dos alunos, promovendo a formação de leitores e contribuindo para o sucesso educativo dos alunos, preparando-os para o exercício de uma cidadania responsável e activa. Com esta investigação, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando metodologias quantitativas e qualitativas, realizada ao nível do 9º ano, ano terminal do ensino básico, procurámos verificar qual a influência dos hábitos de leitura no sucesso escolar e determinar o papel de uma escola inserida num contexto sociocultural desfavorecido na formação de leitores. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os hábitos de leitura favorecem o sucesso escolar e que, apesar de inserida num contexto sociocultural desfavorecido, a escola pode estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura. The quick and deep changes that have been characterizing different domains of our society require from individuals the mastery of skills of selecting and absorb the multiplicity of information from a wide variety of means. Portugal has very low achievement levels of reading literacy, so some measures have been taken in order to improve this situation. School should minimize social differences resulting from different familiar contexts. Reading is a way of developing and humanizing society, so education should improve students’ reading habits, contribute to their academic achievement and prepare them to an active and responsible citizenship. With this case study, using mixed methods approach, developed on the 9th grade of an elementary school located in a non-favourable socioeconomic area, we aimed to determine the influence of reading habits in academic achievement and also to know the influence of school in creating reading habits. The results confirmed not only that reading habits improve academic achievement but also that school, in spite of being located in a non-favourable socioeconomic area, can stimulate reading habits.
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