O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhão, Telo Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45976
Resumo: O comandante de um barco acaba de chegar ao Egipto, provavelmente a Elefantina, vindo de uma viagem à Núbia. A expedição não terá corrido da melhor forma, pois teme enfrentar o faraó. Para o confortar, um passageiro conta-lhe uma história fantástica, destinada a mostrar-lhe que mesmo nas piores circunstâncias é sempre possível um volte face. Numa outra viagem em que participou foi o único sobrevivente de um naufrágio provocado por uma violenta tempestade onde pereceram todos os tripulantes do seu barco. Acabou por ir parar a uma ilha maravilhosa, a ilha do Ka, onde se deparou com o seu único habitante, um deus-serpente. Recebido como algo de insignificante e desprezível, acabou por ser confidente da enorme serpente que, no fim, lhe permitiu regressar ao Egipto e alcançar a felicidade. É para este texto que apresentamos uma explicação à luz da época e da civilização em que se integra.
id RCAP_3b24f1152116f8bff594e94cbfeacc29
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológicaThe Tale of the Shipwrecked Sailor : A Glance Over Egypt's Middle Kingdom : A Historical-Philological AnalyisEgipto - História - AntiguidadeEgipto - Literatura - AntiguidadeO comandante de um barco acaba de chegar ao Egipto, provavelmente a Elefantina, vindo de uma viagem à Núbia. A expedição não terá corrido da melhor forma, pois teme enfrentar o faraó. Para o confortar, um passageiro conta-lhe uma história fantástica, destinada a mostrar-lhe que mesmo nas piores circunstâncias é sempre possível um volte face. Numa outra viagem em que participou foi o único sobrevivente de um naufrágio provocado por uma violenta tempestade onde pereceram todos os tripulantes do seu barco. Acabou por ir parar a uma ilha maravilhosa, a ilha do Ka, onde se deparou com o seu único habitante, um deus-serpente. Recebido como algo de insignificante e desprezível, acabou por ser confidente da enorme serpente que, no fim, lhe permitiu regressar ao Egipto e alcançar a felicidade. É para este texto que apresentamos uma explicação à luz da época e da civilização em que se integra.A boat's commander has just reached Egypt, probably Elephantine, coming from a journey to Nubia. The expedition mustn't have acted out the best possible way, since he fears facing the Pharaoh. To appease him, a passenger telIs him a fantastic story, meant to show that even in the worst circumstances a turnabout is always possible. On another journey, in which he had taken part, he was the sole survivor of a shipwreck caused by a violent storm where all the boat's crew died. He ended up on a marvelous island, the island of Ka, where he was faced with its only inhabitant, a serpent-qod. Welcomed as something insignificant and despicable he ended up becoming the huge serpent’s confidant. In the end the serpent allowed him to return to Egypt and find happiness. This text presents an explanation based on its epoch and civilization.Centro de História da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCanhão, Telo Ferreira2021-01-28T13:31:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45976porCanhão, Telo Ferreira. O Conto do Náufrago. Um Olhar sobre o Império Médio Egípcio. Análise Histórico-Filológica. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2012.978-989-8068-10-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:17.637816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
The Tale of the Shipwrecked Sailor : A Glance Over Egypt's Middle Kingdom : A Historical-Philological Analyis
title O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
spellingShingle O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
Canhão, Telo Ferreira
Egipto - História - Antiguidade
Egipto - Literatura - Antiguidade
title_short O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
title_full O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
title_fullStr O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
title_full_unstemmed O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
title_sort O Conto do Náufrago : um olhar sobre o Império Médio Egípcio : análise histórico-filológica
author Canhão, Telo Ferreira
author_facet Canhão, Telo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhão, Telo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Egipto - História - Antiguidade
Egipto - Literatura - Antiguidade
topic Egipto - História - Antiguidade
Egipto - Literatura - Antiguidade
description O comandante de um barco acaba de chegar ao Egipto, provavelmente a Elefantina, vindo de uma viagem à Núbia. A expedição não terá corrido da melhor forma, pois teme enfrentar o faraó. Para o confortar, um passageiro conta-lhe uma história fantástica, destinada a mostrar-lhe que mesmo nas piores circunstâncias é sempre possível um volte face. Numa outra viagem em que participou foi o único sobrevivente de um naufrágio provocado por uma violenta tempestade onde pereceram todos os tripulantes do seu barco. Acabou por ir parar a uma ilha maravilhosa, a ilha do Ka, onde se deparou com o seu único habitante, um deus-serpente. Recebido como algo de insignificante e desprezível, acabou por ser confidente da enorme serpente que, no fim, lhe permitiu regressar ao Egipto e alcançar a felicidade. É para este texto que apresentamos uma explicação à luz da época e da civilização em que se integra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2021-01-28T13:31:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45976
url http://hdl.handle.net/10451/45976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Canhão, Telo Ferreira. O Conto do Náufrago. Um Olhar sobre o Império Médio Egípcio. Análise Histórico-Filológica. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2012.
978-989-8068-10-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de História da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de História da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134528789282817