A imagem de Los Santos: cidade ‘Collage’ virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30607 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
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A imagem de Los Santos: cidade ‘Collage’ virtualThe image of Los Santos: virtual “Collage” city711.4(794)Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)O presente estudo debruça-se sobre a imagem da cidade, o que significa, compõe e define essa imagem e como ela pode ser utilizada como um modelo de apropriação e produção espacial. Nesse sentido, toma como contexto de investigação um videojogo que constrói uma forte ligação imagética com o espaço urbano real. O videojogo Grand Theft Auto: San Andreas, apresenta três cidades virtuais que recriam cidades reais através de uma evocação da sua imagem. Los Santos, uma dessas cidades, é o objecto de estudo, não só por ser o centro da narrativa do videojogo, mas também, e principalmente, pela forma como se constrói enquanto reflexo manipulado da realidade de Los Angeles. É a partir deste ‘objecto’ urbano virtual, Los Santos, que se formula uma análise e um estudo que agrega e articula temas desenvolvidos por autores como Robert Venturi, Aldo Rossi, Reyner Banham e Kevin Lynch, que serão utilizados como contributos para a compreensão e definição da imagem reflectida de Los Angeles. Como processo de estudo define-se assim uma rede de afinidades entre as duas cidades, articuladas por temas ou conceitos retirados desses autores, através das quais se percebe que Los Santos vai para além de uma mera mimetização da cidade de Los Angeles, recriando e manipulando estruturas espaciais, infra-estruturas, mecanismos sociais, culturais, históricos ou antropológicos, que enunciam e constroem, mais que uma plataforma de entretenimento, uma imagem complexa e densa de um certo imaginário urbano que interessou caracterizar.The essay presented here is focused on the image of the city; its meaning, composition and definition, how this ‘image’ can be appropriated and how it builds a virtual space defining another kind of space in our time. With this thought, it takes a video-game which builds a very strong connection with the real urban space as the research setting. The video-game: Grand Theft Auto: San Andreas presents three virtual cities depicting real cities through an allusion of their image. Los Santos, one of those cities, is the study object, not only for being the heart of the game’s action and narrative, but mostly by the way it builds itself as a manipulation of the reality of Los Angeles. Trough this virtual ‘object’: Los Santos, which is build upon an idea of an aggregation, the study will try to connect different ideas/concepts about reflected image, used by the authors Robert Venturi, Aldo Rossi, Reyner Banham and Kevin Lynch. Building a network of affinities between the two cities, and the various authors, one realizes that Los Santos is more than a mere literal empty voided use of the city of Los Angeles. In Los Santos we find a recreation and manipulation of spatial structures, infrastructure, social, cultural, historical and anthropological mechanisms, which sets out and builds, more than a mere entertainment platform, it builds a complex and dense image of a certain urban imaginary reality that was important and interesting to analyse.Ferreira, Francisco Manuel Gomes CostaUniversidade do MinhoSilva, Américo José Peixoto da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/30607por201096587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:12.735231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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