O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/14694 |
Resumo: | Neste relatório existem vários anexo disponíveis no CD |
id |
RCAP_3b2cc0898d5c1199929456e5a0ff8f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/14694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básicoMusic educationPatternsValuationTestStageInterventionContentLearning skillsMethodologyDataSamplesEducação musicalPadrõesAvaliaçãoTesteEstagioIntervençãoConteúdosCompetências de aprendizagemMetodologiaVariáveisDadosAmostrasNeste relatório existem vários anexo disponíveis no CDNeste relatório pretende-se descrever com alguma clareza e algum rigor científico as atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da Educação Musical e que integra uma componente de investigação exigida para a avaliação dos mestrandos no final do estágio. O relatório descreve, no âmbito do estágio realizado na escola Fernando Pessoa em duas turmas de 2º e 3º ciclo de estudos em Educação Musical, as observações realizadas nas turmas do 6º3º e 8º5º, a lecionação das aulas, o desenvolvimento e planificação das práticas em sala de aula, o contexto da escola onde estas atividades foram executadas, reflexões sobre as observações e as lecionações e as atividades da prática musical na sala de aula. Em relação à componente de investigação é abordada a Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon em relação aos conteúdos rítmicos de aprendizagem com o objetivo de resolver o problema que deu origem ao estudo e que esteve relacionado com a deficiência nas capacidades rítmicas da turma de 8º 5º, pondo em causa os objetivos de aprendizagem do programa curricular. Este estudo não só demostra a eficácia da metodologia de Edwin Gordon, como também aborda outras questões em relação ao estado da educação musical em Portugal, abordando pontos positivos e negativos e tecendo algumas reflexõesRUNChirife, Sebastian2015-04-13T08:55:30Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14694TID:201024284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:49:55Zoai:run.unl.pt:10362/14694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:00.033587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
title |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
spellingShingle |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico Chirife, Sebastian Music education Patterns Valuation Test Stage Intervention Content Learning skills Methodology Data Samples Educação musical Padrões Avaliação Teste Estagio Intervenção Conteúdos Competências de aprendizagem Metodologia Variáveis Dados Amostras |
title_short |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
title_full |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
title_fullStr |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
title_full_unstemmed |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
title_sort |
O contributo da teoria de aprendizagem musical nas aprendizagens de conteúdo rítmico no 2º e 3º ciclo de ensino básico |
author |
Chirife, Sebastian |
author_facet |
Chirife, Sebastian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chirife, Sebastian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Music education Patterns Valuation Test Stage Intervention Content Learning skills Methodology Data Samples Educação musical Padrões Avaliação Teste Estagio Intervenção Conteúdos Competências de aprendizagem Metodologia Variáveis Dados Amostras |
topic |
Music education Patterns Valuation Test Stage Intervention Content Learning skills Methodology Data Samples Educação musical Padrões Avaliação Teste Estagio Intervenção Conteúdos Competências de aprendizagem Metodologia Variáveis Dados Amostras |
description |
Neste relatório existem vários anexo disponíveis no CD |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 2014-10-01T00:00:00Z 2015-04-13T08:55:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/14694 TID:201024284 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/14694 |
identifier_str_mv |
TID:201024284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137859452534784 |