Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523 http://hdl.handle.net/11449/142289 |
Resumo: | This article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context. |
id |
UNSP_dad0f184719113b98e08ca287dc3f105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142289 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola públicaSpecific contentesMethodologyInterventionConteúdos específicosMetodologiaIntervençãoThis article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context.Este artigo objetiva apresentar considerações sobre Projeto de Extensão que vem sendo realizado em escola municipal de Presidente Prudente. A partir de atividades desenvolvidas em escola parceira nas áreas de Alfabetização, Matemática e Arte discutimos sobre as necessidades, dificuldades e possibilidades de alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, comentando os resultados iniciais, bem como a importância da realização desse tipo de trabalho. Os resultados apontam que muitas vezes os professores, embora esforçados, têm dificuldades de trabalhar com crianças que vêm para a escola desconhecendo as regras e as dinâmicas de relacionamentos próprias do ambiente escolar e mesmo de convívio em sociedade. Entretanto, os trabalhos que vimos desenvolvendo têm contribuído para desmistificar a concepção de que crianças que vivem em ambientes muito pobres não podem aprender e, ainda, que se utilizada metodologia adequada, aliada a compromisso, responsabilidade e perseverança há possibilidade de se reverter o quadro sucessivo de fracasso escolar. As ações desenvolvidas nas três áreas em questão mostram as possibilidades de investigação e de intervenção como forma de transformação de realidades no complexo contexto escolar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]Leite, Thaís de Oliveira [UNESP]Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]2016-08-04T13:34:58Z2016-08-04T13:34:58Z2015-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5238º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-97610000-0002-2682-8995http://hdl.handle.net/11449/142289ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf650512340897093492058779547889110000-0002-9962-8513PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:07:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:07:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
title |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
spellingShingle |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP] Specific contentes Methodology Intervention Conteúdos específicos Metodologia Intervenção |
title_short |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
title_full |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
title_fullStr |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
title_full_unstemmed |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
title_sort |
Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública |
author |
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP] |
author_facet |
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP] Leite, Thaís de Oliveira [UNESP] Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP] Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Thaís de Oliveira [UNESP] Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP] Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP] Leite, Thaís de Oliveira [UNESP] Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP] Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Specific contentes Methodology Intervention Conteúdos específicos Metodologia Intervenção |
topic |
Specific contentes Methodology Intervention Conteúdos específicos Metodologia Intervenção |
description |
This article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-23 2016-08-04T13:34:58Z 2016-08-04T13:34:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 0000-0002-2682-8995 http://hdl.handle.net/11449/142289 ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf 6505123408970934 9205877954788911 0000-0002-9962-8513 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523 http://hdl.handle.net/11449/142289 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 0000-0002-2682-8995 ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf 6505123408970934 9205877954788911 0000-0002-9962-8513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-7 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964743501348864 |