Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leite, Thaís de Oliveira [UNESP], Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP], Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523
http://hdl.handle.net/11449/142289
Resumo: This article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context.
id UNSP_dad0f184719113b98e08ca287dc3f105
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142289
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola públicaSpecific contentesMethodologyInterventionConteúdos específicosMetodologiaIntervençãoThis article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context.Este artigo objetiva apresentar considerações sobre Projeto de Extensão que vem sendo realizado em escola municipal de Presidente Prudente. A partir de atividades desenvolvidas em escola parceira nas áreas de Alfabetização, Matemática e Arte discutimos sobre as necessidades, dificuldades e possibilidades de alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, comentando os resultados iniciais, bem como a importância da realização desse tipo de trabalho. Os resultados apontam que muitas vezes os professores, embora esforçados, têm dificuldades de trabalhar com crianças que vêm para a escola desconhecendo as regras e as dinâmicas de relacionamentos próprias do ambiente escolar e mesmo de convívio em sociedade. Entretanto, os trabalhos que vimos desenvolvendo têm contribuído para desmistificar a concepção de que crianças que vivem em ambientes muito pobres não podem aprender e, ainda, que se utilizada metodologia adequada, aliada a compromisso, responsabilidade e perseverança há possibilidade de se reverter o quadro sucessivo de fracasso escolar. As ações desenvolvidas nas três áreas em questão mostram as possibilidades de investigação e de intervenção como forma de transformação de realidades no complexo contexto escolar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]Leite, Thaís de Oliveira [UNESP]Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]2016-08-04T13:34:58Z2016-08-04T13:34:58Z2015-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/5238º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-97610000-0002-2682-8995http://hdl.handle.net/11449/142289ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf650512340897093492058779547889110000-0002-9962-8513PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:07:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:07:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
title Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
spellingShingle Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
Specific contentes
Methodology
Intervention
Conteúdos específicos
Metodologia
Intervenção
title_short Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
title_full Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
title_fullStr Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
title_full_unstemmed Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
title_sort Alfabetização linguística, matemática e artística: ações necessárias para a transformação da escola pública
author Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
author_facet Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
Leite, Thaís de Oliveira [UNESP]
Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
author_role author
author2 Leite, Thaís de Oliveira [UNESP]
Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Onaide Schwartz [UNESP]
Leite, Thaís de Oliveira [UNESP]
Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira [UNESP]
Ortega, Eliane Maria Vani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Specific contentes
Methodology
Intervention
Conteúdos específicos
Metodologia
Intervenção
topic Specific contentes
Methodology
Intervention
Conteúdos específicos
Metodologia
Intervenção
description This article aims to present considerations about the Projeto de Extensão that has been being applied in a Presidente Prudente's municipal school. Based on activities developed by a partner school in the areas of Literacy Studies, Mathematics and Art we discussed the necessities, difficulties and possibilities regarding the 1st cycle junior school students by commenting the initial results and the importance of realizing this kind of work. The results indicate that for many times teachers have difficulties when teaching children that do not know the ideal school environment rules and acquaintanceship dynamics neither or society's despite of great efforts. However the programs we have been developing have been contributing to demystify the idea that children who live in extreme poverty areas can’t learn properly and that there is a great possibility of reverting the scholastic failure picture if commitment, responsibility, perseverance and the right methodology are applied. The actions developed in the three areas in question show the possibilities for research and intervention as a way of transforming realities in the school context.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-23
2016-08-04T13:34:58Z
2016-08-04T13:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
0000-0002-2682-8995
http://hdl.handle.net/11449/142289
ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf
6505123408970934
9205877954788911
0000-0002-9962-8513
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/523
http://hdl.handle.net/11449/142289
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
0000-0002-2682-8995
ISSN2176-9761-2015-01-07-mendonca.pdf
6505123408970934
9205877954788911
0000-0002-9962-8513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-7
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964743501348864