A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marta Rita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8126
Resumo: O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Academia de Música de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui na segunda parte um projeto cujo objetivos investigativos são aprofundar conhecimento sobre o Método Suzuki e o El Sistema, e identificar e analisar os resultados da prática de Música de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal do aluno. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista de Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e principalmente de conjunto. Assim foi realizada uma investigação descritiva que visa analisar e comparar o efeito das Aulas de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados do Método Suzuki e do El Sistema. Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, transmitindo perceções de quem aprendeu ou ensina sob o Método Suzuki e/ou El Sistema. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que parecem indicar que existem benefícios no desenvolvimento dos alunos num ensino que inclua a prática regular de Aulas de Conjunto e que o Método Suzuki e o El Sistema partilham alguns princípios em comum para que se reúnam tais resultados.
id RCAP_3b33cbc0bb7f3be9c0d0cfee7995a174
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El SistemaPrática de ensino supervisionadaMétodo SuzukiEl SistemaAulas de conjuntoAprendizagem e desenvolvimento musical, social e pessoalSupervised teaching practiceEnsemble classesLearning and musical, social and personal developmentDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Academia de Música de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui na segunda parte um projeto cujo objetivos investigativos são aprofundar conhecimento sobre o Método Suzuki e o El Sistema, e identificar e analisar os resultados da prática de Música de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal do aluno. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista de Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e principalmente de conjunto. Assim foi realizada uma investigação descritiva que visa analisar e comparar o efeito das Aulas de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados do Método Suzuki e do El Sistema. Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, transmitindo perceções de quem aprendeu ou ensina sob o Método Suzuki e/ou El Sistema. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que parecem indicar que existem benefícios no desenvolvimento dos alunos num ensino que inclua a prática regular de Aulas de Conjunto e que o Método Suzuki e o El Sistema partilham alguns princípios em comum para que se reúnam tais resultados.Abstract : This internship report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice, developed at the Lisbon Academy of Music. A contextualization of the school environment is made, as well as all the theoretical and practical components that constitute it. Then the characterization of the student and the ensemble class under study is made, followed by the description of the development of the practice itself and ending with a reflection on it. The second part of this report includes a project whose investigative objectives are to deepen knowledge about the Suzuki Method and El Sistema, and to identify and analyze the results of ensemble music practice on the student's musical and socio-personal development. A literature review was carried out from the point of view of Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, among others, where technical and theoretical issues about violin practice in individual and mainly ensemble contexts are addressed. Thus, a descriptive research was carried out to analyze and compare the effect of ensemble classes on the musical and socio-personal development of students derived from the Suzuki Method and El Sistema. In this sense, data was collected from conducting interviews, conveying perceptions of those who learned or teach under the Suzuki Method and/or El Sistema. Then, the conclusions of the research were drawn, which seem to indicate that there are benefits in the development of students in a teaching that includes the regular practice of Ensemble Lessons, and that the Suzuki Method and El Sistema share some principles in common for such results to be gathered.Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da SilvaCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoConceição, Marta Rita2022-09-26T15:06:17Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8126TID:203071050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:32.050494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
title A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
spellingShingle A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
Conceição, Marta Rita
Prática de ensino supervisionada
Método Suzuki
El Sistema
Aulas de conjunto
Aprendizagem e desenvolvimento musical, social e pessoal
Supervised teaching practice
Ensemble classes
Learning and musical, social and personal development
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
title_full A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
title_fullStr A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
title_full_unstemmed A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
title_sort A importância das aulas de conjunto no método Suzuki : similaridades com o El Sistema
author Conceição, Marta Rita
author_facet Conceição, Marta Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marta Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Método Suzuki
El Sistema
Aulas de conjunto
Aprendizagem e desenvolvimento musical, social e pessoal
Supervised teaching practice
Ensemble classes
Learning and musical, social and personal development
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Prática de ensino supervisionada
Método Suzuki
El Sistema
Aulas de conjunto
Aprendizagem e desenvolvimento musical, social e pessoal
Supervised teaching practice
Ensemble classes
Learning and musical, social and personal development
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Academia de Música de Lisboa. É realizada uma contextualização do meio escolar, bem como de todos os componentes teóricos e práticos que o constituem. Depois realiza-se a caracterização do Aluno e da Classe de Conjunto em estudo, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si e encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório inclui na segunda parte um projeto cujo objetivos investigativos são aprofundar conhecimento sobre o Método Suzuki e o El Sistema, e identificar e analisar os resultados da prática de Música de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal do aluno. Foi realizada uma revisão literária sob o ponto de vista de Suzuki, Starr, Cannon, Gordon, Vygotsky, Bruner, entre outros, onde se abordam temas técnicos e teóricos acerca da prática do violino em contexto individual e principalmente de conjunto. Assim foi realizada uma investigação descritiva que visa analisar e comparar o efeito das Aulas de Conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados do Método Suzuki e do El Sistema. Nesse sentido, recolheram-se dados de várias fontes, através da realização de entrevistas, transmitindo perceções de quem aprendeu ou ensina sob o Método Suzuki e/ou El Sistema. De seguida, foram retiradas as conclusões da investigação que parecem indicar que existem benefícios no desenvolvimento dos alunos num ensino que inclua a prática regular de Aulas de Conjunto e que o Método Suzuki e o El Sistema partilham alguns princípios em comum para que se reúnam tais resultados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26T15:06:17Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8126
TID:203071050
url http://hdl.handle.net/10400.11/8126
identifier_str_mv TID:203071050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130849469267968