Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Vasco Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32557
Resumo: O projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis.
id RCAP_7c434c906802b2400a3fd1499f8a82b4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarraEmile Jaques-DalcrozeEdwin GordonShinichi SuzukiGuitarraIniciação musicalAprendizagem musicalO projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis.The project aims to analyze and reflect on the ideas of pedagogues Shinichi Suzuki, Edwin Gordon and Émile Jaques-Dalcroze. The same process will be repeated with a selection of instrumental pedagogy methods inspired by their theories. Following this, it will try to understand in what ways they are used in the classroom and how they interpret the ideas of the original pedagogues. For this purpose, certain activities of each method / book will also be analyzed in detail in order to understand their specific objectives for the student's development. The next step will be to create a portfolio with the activities mentioned above, dedicated to teaching classical guitar. In the same portfolio will also be introduced activities created for the project, which focus on some of the ideas of the aforementioned educators. In a final phase, a logbook will be presented, which will consist of testing a portfolio selection in class with two guitar initiation students. This dissertation is also composed of a second part, where the Internship Report is presented, carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline, during the academic year 2019/2020, at the Conservatório de Música D. Dinis.2021-11-05T10:58:39Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32557porFerreira, João Vasco Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:40Zoai:ria.ua.pt:10773/32557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:09.791164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
title Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
spellingShingle Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
Ferreira, João Vasco Lima
Emile Jaques-Dalcroze
Edwin Gordon
Shinichi Suzuki
Guitarra
Iniciação musical
Aprendizagem musical
title_short Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
title_full Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
title_fullStr Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
title_full_unstemmed Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
title_sort Dalcroze, Gordon e Suzuki: adaptação para aulas de guitarra
author Ferreira, João Vasco Lima
author_facet Ferreira, João Vasco Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Vasco Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Emile Jaques-Dalcroze
Edwin Gordon
Shinichi Suzuki
Guitarra
Iniciação musical
Aprendizagem musical
topic Emile Jaques-Dalcroze
Edwin Gordon
Shinichi Suzuki
Guitarra
Iniciação musical
Aprendizagem musical
description O projeto pretende analisar e refletir sobre as ideias dos pedagogos Shinichi Suzuki, Edwin Gordon e Émile Jaques-Dalcroze. O mesmo processo será repetido com uma seleção de métodos de pedagogia instrumental inspirados nas suas teorias. Nesse sentido, procurará entender de que formas são utilizados em sala de aula e como interpretam as ideias dos pedagogos originais. Para o efeito também serão analisadas em detalhe certas atividades de cada método/livro de forma a entender quais os seus objetivos específicos para o desenvolvimento do aluno. O próximo passo passará por criar um portefólio com as atividades referidas anteriormente, dedicado ao ensino da guitarra clássica. No mesmo portefólio também estarão introduzidas atividades criadas para o projeto, que se focam em algumas das ideias dos pedagogos referidos. Numa fase final será apresentado um diário de bordo que consistirá em testar uma seleção do portefólio em aula com dois alunos de iniciação à guitarra. Esta dissertação é ainda composta por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música D. Dinis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05T10:58:39Z
2021-07-23T00:00:00Z
2021-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32557
url http://hdl.handle.net/10773/32557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697276624896