O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15904 |
Resumo: | O presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence. |
id |
RCAP_3b3bfb8401b83ae85001988fd9c8bbb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativaO presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence.Universidade de Évora2015-10-05T15:43:39Z2015-10-052006-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15904http://hdl.handle.net/10174/15904pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.027779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
title |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
spellingShingle |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de |
title_short |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
title_full |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
title_fullStr |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
title_sort |
O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa |
author |
Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de |
author_facet |
Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de |
description |
O presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01T00:00:00Z 2015-10-05T15:43:39Z 2015-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15904 http://hdl.handle.net/10174/15904 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567156015104 |