O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15904
Resumo: O presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence.
id RCAP_3b3bfb8401b83ae85001988fd9c8bbb4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativaO presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence.Universidade de Évora2015-10-05T15:43:39Z2015-10-052006-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15904http://hdl.handle.net/10174/15904pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.027779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
title O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
spellingShingle O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de
title_short O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
title_full O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
title_fullStr O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
title_full_unstemmed O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
title_sort O desenvolvimento da carreira em pessoas com deficiência: uma abordagem narrativa
author Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de
author_facet Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Teresa Mafalda de Faria Gonçalves de
description O presente trabalho procurou conhecer a influência da deficiência no desenvolvimento das pessoas, em termos de fatores, fases e transformações ocorridas no ciclo de vida e interpretá-la com base na teoria central de desenvolvimento da carreira de Super, complementada com a visão de construção da carreira, de Savickas, que situámos e detalhámos no estudo teórico. Na parte empírica, estudaram-se nove histórias de vida, de pessoas com deficiência, recolhidas sob a forma de entrevista, que convidou à narração dos percursos e que, sem os descontextualizar ou fragmentar, permitiu a sua interpretação face à teoria e, a comparação entre si, por recurso à análise de conteúdo. Caracterizámos, nos nove casos estudados, o grau e o modo como a deficiência influenciou a formação e expressão dos auto-conceitos, a saliência dos papéis de vida e a sequência das fases e tarefas de desenvolvimento e procurámos identificar temas de vida, promotores da construção da carreira, na interação com os contextos. /ABSTRACT - This research aimed at ascertaining the influence of disability in people’s development, in terms of factors, phases and changes occurred during the life cycle, and interpreting that influence in the light of Super´s career development theory, complemented by Savickas’ career construction view, which were addressed and framed in the theoretical part of this research. In the empirical part, nine life histories were analyzed, from data gathered by means of interviews, where participants were invited to narrate their life courses. These procedures, along with content analysis, allowed interpretation in the face of the theories and comparison between non-fragmented and in-context stories. In the nine cases, the degree and mode in which disability influenced the formation and expression of self-concepts, the salience of life roles and the sequence of development phases and tasks was detailed and life themes were searched for their role in career construction, along with context influence.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01T00:00:00Z
2015-10-05T15:43:39Z
2015-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15904
http://hdl.handle.net/10174/15904
url http://hdl.handle.net/10174/15904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567156015104