INTER + AÇÃO A intervenção do/a profissional em educação social no programa CLDS 4G

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria Carolina Mota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109019
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling INTER + AÇÃO A intervenção do/a profissional em educação social no programa CLDS 4GINTER + ACTION The intervention of the professional in social education in the CLDS 4G programPrograma CLDSPolíticas PúblicasIntervenção Social e ComunitáriaDesenvolvimento LocalEducador/a SocialCLDS ProgrammePublic PoliciesSocial and Community InterventionLocal DevelopmentSocial EducatorRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste relatório resulta do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular, que decorreu durante nove meses, entre setembro de 2022 e maio de 2023, no programa CLDS 4G Abrantes, sediado no Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. O estágio foi realizado no âmbito do 2ºano de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O CRIA é uma instituição de solidariedade social que desempenha um papel fundamental na comunidade ao nível da educação, formação, recuperação, apoio e integração social de pessoas portadoras de incapacidades ou deficiência. Os CLDS são um instrumento de política pública e a sua intervenção desenvolve-se, particularmente, em territórios vulneráveis ou afetados por calamidades, tendo em vista a promoção do desenvolvimento local e de dinâmicas participativas.O presente relatório retrata as diversas temáticas que fundamentam as atividades e o trabalho que desenvolvemos ao longo do nosso estágio curricular.Na primeira parte do relatório, apresentamos a caracterização geográfica e do território, em seguida a caracterização da instituição que nos acolheu e por último o programa onde desenvolvemos o nosso estágio.Na segunda parte fazemos uma abordagem sobre as temáticas: políticas públicas como instrumento para a inclusão social e para o desenvolvimento local; financiamento de programas; contratos locais de desenvolvimento social; intervenção social e comunitária; intervenção com famílias, crianças e jovens, redução de fatores de risco e envelhecimento ativo; práticas intergeracionais e o papel do/a educador/a social.Em seguida, descrevemos as atividades que fomos desenvolvendo ao longo do estágio. E a última parte que compõem o relatório diz respeito à avaliação do nosso estágio, com duas componentes: auto e hetero avaliação.Este percurso permitiu-nos adquirir diversos conhecimentos e competências enquanto profissionais da área da Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais ao termos contacto com uma diversidade de públicos. O que nos permitiu adquirir uma visão integrada da comunidade e do seu funcionamento.This report results from the work developed during the curricular internship, which took place for nine months, between September 2022 and May 2023, in the CLDS 4G Abrantes program, based at the Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. The internship was carried out within the scope of the 2nd year of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics, of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.CRIA is a social solidarity institution that plays a key role in the community in terms of education, training, recovery, support, and social integration for people with disabilities or disabilities. CLDS are a public policy instrument and their intervention is developed, particularly, in vulnerable territories or affected by calamities, with a view to promoting local development and participatory dynamics.This report portrays the various themes that underlie the activities and work we have developed throughout our curricular internship.In the first part of the report, we present the geographical and territorial characterization, then the characterization of the institution that welcomed us and finally the program where we developed our internship.In the second part we approach the themes: public policies as an instrument for social inclusion and local development; financing of programs; CLDS; social and community intervention; intervention with families, children and young people, reduction of risk factors and active aging; intergenerational practices and the role of the social educator.Then, we describe the activities that we were developing throughout the internship. And the last part of the report concerns the evaluation of our internship, with two components: self and hetero evaluation.This path allowed us to acquire diverse knowledge and skills as professionals in the area of Social Education, Development and Local Dynamics by having contact with a diversity of communities. This allowed us to acquire an integrated view of the community and its functioning.2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109019http://hdl.handle.net/10316/109019TID:203357868porBatista, Maria Carolina Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:01:12Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:14.394228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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