"Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8227
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_3b40b6dfea3e3d6d21804bffcd42b885
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privadoEnsino privado - PortugalDirectores de estabelecimentos de ensinoRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Quando falamos/pensamos no ensino privado, vem-nos logo à cabeça ideias pré-concebidas de meninos muito bem comportados e todos vestidos de igual. Professores muito velhos e rigorosos. Mas assim como o mundo evoluiu, também os colégios privados mudaram… os meninos, são crianças normais, que brincam, falam, saltam e fazem coisas normais, e os professores, ainda que continuem a primar pelo rigor, são jovens e dinâmicos. O mundo dos colégios privados mudou desde a sua criação, para o bem da educação em Portugal. O Ensino Privado cresceu, tal como cresceu o Ensino Público, contudo, o ensino privado conseguiu sedimentar-se e hoje em dia, se dermos uma vista de olhos pelo ranking das melhores escolas do ensino secundário, nos lugares cimeiros a esmagadora maioria são colégios privados, muitos deles católicos. Quais são as lógicas de ação para que se consiga manter o mesmo colégio tanto tempo nos lugares de topo? Qual é o papel do Diretor em todo esse processo? São a algumas destas respostas, que de uma maneira geral, este relatório pretende dar resposta.When we speak/think in private education, it comes to our mind the prejudices about children’s good behavior, dressing uniforms, all alike and the teachers as very strict and old people. But just as the world has evolved, private schools also changed… boys are normal children who play, talk, jump and do normal things, and teachers, however strict, they are young and dynamic. The world of private schools has changed since its inception for the good of education in Portugal. Private education grew as well as the public school evolved, however, the private school has settled up and today, if we take a look at the ranking of the best secondary schools, we find out that most of the top positions are overwhelmingly occupied by prestigious private schools, many of them with catholic affiliation. What are the logics of action so that the same private institution may stay at the top of the rankings for so long? What is the role of the diretor in the whole process? This report intends to answer some of these questionsSousa, FlorbelaRepositório da Universidade de LisboaCunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-2013-04-09T15:38:49Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:50.086837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
title "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
spellingShingle "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
Cunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-
Ensino privado - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
title_full "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
title_fullStr "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
title_full_unstemmed "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
title_sort "Educar é transformar o Mundo..." : lógicas de ação num colégio privado
author Cunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-
author_facet Cunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Florbela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Denise Alexandra de Jesus, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino privado - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Ensino privado - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-09T15:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8227
url http://hdl.handle.net/10451/8227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134221528203264