As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8224
Resumo: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_dc9d843f732ba13dcd124cd8831abaac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucessoAdministração educacional - PortugalDirectores de estabelecimentos de ensinoLiderança escolarTrabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O trabalho que apresentamos foi elaborado no âmbito do Mestrado em Administração Educacional, resultado de uma investigação sobre o dia a dia de trabalho um Diretor Escolar de um Agrupamento de escolas localizado na periferia de Lisboa. Procuramos a partir deste projeto identificar as lógicas de ação que conduzem às práticas diárias do Diretor Escolar na implementação das linhas orientadoras que constam no seu projeto de intervenção. O enquadramento teórico sobre a problemática aqui em análise recaiu em reflexões sobre os conceitos de lógicas de ação, regulação e liderança escolar. Foi também realizado uma pesquisa sobre estudos realizados acerca do trabalho dos Diretores Escolares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, realizado através da observação de um dia de trabalho de um Diretor Escolar, uma entrevista a esse ator e de análise documental, construído a partir de um estudo de caso. Perspetiva-se que as conclusões deste estudo possam de alguma forma contribuir para um melhor entendimento das práticas diárias de um Diretor Escolar enquanto representante do Estado e de uma comunidade educativa, na construção dos seus objetivos.The study hereby presented was developed within the Master Degree in Educational Administration, the result of an investigation about the day-to-day work of a director of a cluster of schools located on the outskirts of Lisbon. From this study we seek to identify the logics of action that lead to the everyday practices of the cluster of schools director in the implementation of the guidelines contained in the draft intervention. The theoretical framework on the issue here under review fell into reflections on the concepts of logics of action, regulation and school leadership. It was also conducted a research on studies about the work of school directors. This is a qualitative and interpretative study, resulting from the observation of a day of work of a school director, an interview with the actor and documentary analysis, built from a case study. It is expected that the findings of this study may somehow contribute to a better understanding of the daily practices of a school director as representative of the State and the educational community, in the process to attain the schools’ objectives.Sousa, FlorbelaRepositório da Universidade de LisboaMoreno, Orlando de Oliveira, 1967-2013-04-09T15:16:20Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:49.826097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
title As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
spellingShingle As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
title_short As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
title_full As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
title_fullStr As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
title_full_unstemmed As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
title_sort As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
author Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
author_facet Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Florbela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Orlando de Oliveira, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
topic Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
description Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-09T15:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8224
url http://hdl.handle.net/10451/8224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220802588672