As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8224 |
Resumo: | Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_dc9d843f732ba13dcd124cd8831abaac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucessoAdministração educacional - PortugalDirectores de estabelecimentos de ensinoLiderança escolarTrabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O trabalho que apresentamos foi elaborado no âmbito do Mestrado em Administração Educacional, resultado de uma investigação sobre o dia a dia de trabalho um Diretor Escolar de um Agrupamento de escolas localizado na periferia de Lisboa. Procuramos a partir deste projeto identificar as lógicas de ação que conduzem às práticas diárias do Diretor Escolar na implementação das linhas orientadoras que constam no seu projeto de intervenção. O enquadramento teórico sobre a problemática aqui em análise recaiu em reflexões sobre os conceitos de lógicas de ação, regulação e liderança escolar. Foi também realizado uma pesquisa sobre estudos realizados acerca do trabalho dos Diretores Escolares. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, realizado através da observação de um dia de trabalho de um Diretor Escolar, uma entrevista a esse ator e de análise documental, construído a partir de um estudo de caso. Perspetiva-se que as conclusões deste estudo possam de alguma forma contribuir para um melhor entendimento das práticas diárias de um Diretor Escolar enquanto representante do Estado e de uma comunidade educativa, na construção dos seus objetivos.The study hereby presented was developed within the Master Degree in Educational Administration, the result of an investigation about the day-to-day work of a director of a cluster of schools located on the outskirts of Lisbon. From this study we seek to identify the logics of action that lead to the everyday practices of the cluster of schools director in the implementation of the guidelines contained in the draft intervention. The theoretical framework on the issue here under review fell into reflections on the concepts of logics of action, regulation and school leadership. It was also conducted a research on studies about the work of school directors. This is a qualitative and interpretative study, resulting from the observation of a day of work of a school director, an interview with the actor and documentary analysis, built from a case study. It is expected that the findings of this study may somehow contribute to a better understanding of the daily practices of a school director as representative of the State and the educational community, in the process to attain the schools’ objectives.Sousa, FlorbelaRepositório da Universidade de LisboaMoreno, Orlando de Oliveira, 1967-2013-04-09T15:16:20Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:49.826097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
title |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
spellingShingle |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso Moreno, Orlando de Oliveira, 1967- Administração educacional - Portugal Directores de estabelecimentos de ensino Liderança escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2012 |
title_short |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
title_full |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
title_fullStr |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
title_full_unstemmed |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
title_sort |
As lógicas de ação e o trabalho do diretor escolar : a construção de um agrupamento de escolas de sucesso |
author |
Moreno, Orlando de Oliveira, 1967- |
author_facet |
Moreno, Orlando de Oliveira, 1967- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Florbela Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Orlando de Oliveira, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração educacional - Portugal Directores de estabelecimentos de ensino Liderança escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2012 |
topic |
Administração educacional - Portugal Directores de estabelecimentos de ensino Liderança escolar Trabalhos de projecto de mestrado - 2012 |
description |
Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-04-09T15:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8224 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134220802588672 |