A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elsa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22617
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico.
id RCAP_3b4a85878307f29c58153a6a904c547c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º cicloPráticas de avaliaçãoPráticas de ensinoParticipação dos alunosPensamento algébricoEste estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico.2018-02-28T10:20:44Z2018-02-282017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22617http://hdl.handle.net/10174/22617porBarbosa, E. & Borralho, A. (2017). A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo. In G. S, Carvalho & M. L. Dionísio (Org.), Actas do II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Universidade do Minho, 2 e 3 de Junho (pp. 35-40). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) e Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)35-40978-989-8525-51-2http://eventos.ciec-uminho.org/enjie/docs/atas_II_ENJIE_2017.pdfPEDbarbosa.elsa@gmail.comamab@uevora.pt229Barbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:38.280988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
title A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
spellingShingle A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
Barbosa, Elsa
Práticas de avaliação
Práticas de ensino
Participação dos alunos
Pensamento algébrico
title_short A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
title_full A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
title_fullStr A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
title_full_unstemmed A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
title_sort A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
author Barbosa, Elsa
author_facet Barbosa, Elsa
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elsa
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de avaliação
Práticas de ensino
Participação dos alunos
Pensamento algébrico
topic Práticas de avaliação
Práticas de ensino
Participação dos alunos
Pensamento algébrico
description Este estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-28T10:20:44Z
2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22617
http://hdl.handle.net/10174/22617
url http://hdl.handle.net/10174/22617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbosa, E. & Borralho, A. (2017). A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo. In G. S, Carvalho & M. L. Dionísio (Org.), Actas do II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Universidade do Minho, 2 e 3 de Junho (pp. 35-40). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) e Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
35-40
978-989-8525-51-2
http://eventos.ciec-uminho.org/enjie/docs/atas_II_ENJIE_2017.pdf
PED
barbosa.elsa@gmail.com
amab@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136617866199040