Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elsa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24741
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens.
id RCAP_edd15465468e00e38d4f139cd49bb054
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º CicloPráticas de AvaliaçãoPráticas de EnsinoParticipação dos AlunosPensamento AlgébricoEste estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens.Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:11:01Z2019-02-182018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24741http://hdl.handle.net/10174/24741porBarbosa, E. & Borralho, A. (2018). Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho2446-6336http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdfDPEbarbosa.elsa@gmail.comamab@uevora.ptAnais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática229Barbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:20.786887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
title Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
spellingShingle Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
Barbosa, Elsa
Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Participação dos Alunos
Pensamento Algébrico
title_short Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
title_full Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
title_fullStr Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
title_full_unstemmed Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
title_sort Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
author Barbosa, Elsa
author_facet Barbosa, Elsa
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elsa
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Participação dos Alunos
Pensamento Algébrico
topic Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Participação dos Alunos
Pensamento Algébrico
description Este estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29T00:00:00Z
2019-02-18T16:11:01Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24741
http://hdl.handle.net/10174/24741
url http://hdl.handle.net/10174/24741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbosa, E. & Borralho, A. (2018). Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho
2446-6336
http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdf
DPE
barbosa.elsa@gmail.com
amab@uevora.pt
Anais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634991542272