Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24741 |
Resumo: | Este estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens. |
id |
RCAP_edd15465468e00e38d4f139cd49bb054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º CicloPráticas de AvaliaçãoPráticas de EnsinoParticipação dos AlunosPensamento AlgébricoEste estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens.Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:11:01Z2019-02-182018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24741http://hdl.handle.net/10174/24741porBarbosa, E. & Borralho, A. (2018). Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho2446-6336http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdfDPEbarbosa.elsa@gmail.comamab@uevora.ptAnais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática229Barbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:20.786887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
title |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
spellingShingle |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo Barbosa, Elsa Práticas de Avaliação Práticas de Ensino Participação dos Alunos Pensamento Algébrico |
title_short |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
title_full |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
title_fullStr |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
title_sort |
Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo |
author |
Barbosa, Elsa |
author_facet |
Barbosa, Elsa Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Elsa Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de Avaliação Práticas de Ensino Participação dos Alunos Pensamento Algébrico |
topic |
Práticas de Avaliação Práticas de Ensino Participação dos Alunos Pensamento Algébrico |
description |
Este estudo parte do pressuposto de que a articulação entre práticas de ensino, de avaliação, e a participação dos alunos, em contexto de sala de aula, contribui para a melhoria do desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º ano do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. Trata-se de um estudo assente numa metodologia interpretativa, com uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. É assim, possível afirmar que o desenvolvimento do pensamento algébrico se coaduna com uma organização de aula em que os alunos e os professores assumem um papel ativo, onde é através das tarefas que se aprende, ensina, avalia e regula a atividade que deve ocorrer em sala de aula contribuindo, dessa forma, para a melhoria das aprendizagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29T00:00:00Z 2019-02-18T16:11:01Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24741 http://hdl.handle.net/10174/24741 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barbosa, E. & Borralho, A. (2018). Práticas de Ensino, de Avaliação e a Participação dos Alunos no âmbito da Álgebra no 3º Ciclo. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho 2446-6336 http://sipemat2018.sbempara.com.br/files/Anais_SIPEMATParte1.pdf DPE barbosa.elsa@gmail.com amab@uevora.pt Anais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136634991542272 |