Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Inês Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/5071
Resumo: O envolvimento e o desinvestimento na escola são conceitos-chave para a compreensão do desenvolvimento e educação dos adolescentes, referindo-se ao grau de comprometimento (ou falta dele) dos estudantes com o ambiente escolar e com as suas atividades académicas. O presente estudo tem como objetivos gerais: a identificação de perfis com base nas variáveis de envolvimento e desinvestimento na escola, numa amostra de alunos do ensino básico e secundário; a relação destes clusters com variáveis de inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico; e a análise destes grupos em função de variáveis sociodemográficas e escolares, como o sexo e ano de escolaridade. Participaram no estudo 467 adolescentes, de ambos os sexos (44.8% rapazes, 54.3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos (M = 15.13, DP = 1.31). A análise de clusters identificou cinco perfis: “Elevado envolvimento agenciativo e afetivo/Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento afetivo e cognitivo/ Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento agenciativo, cognitivo e comportamental/ Elevado desinvestimento”, “Elevado envolvimento afetivo, cognitivo e comportamental/ Baixo envolvimento agenciativo e desinvestimento” e “Elevado envolvimento / Baixo desinvestimento”. Os clusters diferenciam-se significativamente nas variáveis em estudo, nomeadamente na inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico. Globalmente, clusters com níveis mais elevados de envolvimento e níveis inferiores de desinvestimento na escola obtiveram resultados superiores nas variáveis estudadas. Estes resultados apoiam a utilidade de examinar os perfis de envolvimento e desinvestimento na escola, de forma multidimensional, com implicações práticas ao nível psicoeducacional.
id RCAP_3b509c9337613375d4c2fbc52d65d99e
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/5071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clustersEnvolvimento na escolaDesinvestimentoInteligência emocionalBem-estar subjetivoClustersPsicologia Clínica e da SaúdeO envolvimento e o desinvestimento na escola são conceitos-chave para a compreensão do desenvolvimento e educação dos adolescentes, referindo-se ao grau de comprometimento (ou falta dele) dos estudantes com o ambiente escolar e com as suas atividades académicas. O presente estudo tem como objetivos gerais: a identificação de perfis com base nas variáveis de envolvimento e desinvestimento na escola, numa amostra de alunos do ensino básico e secundário; a relação destes clusters com variáveis de inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico; e a análise destes grupos em função de variáveis sociodemográficas e escolares, como o sexo e ano de escolaridade. Participaram no estudo 467 adolescentes, de ambos os sexos (44.8% rapazes, 54.3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos (M = 15.13, DP = 1.31). A análise de clusters identificou cinco perfis: “Elevado envolvimento agenciativo e afetivo/Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento afetivo e cognitivo/ Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento agenciativo, cognitivo e comportamental/ Elevado desinvestimento”, “Elevado envolvimento afetivo, cognitivo e comportamental/ Baixo envolvimento agenciativo e desinvestimento” e “Elevado envolvimento / Baixo desinvestimento”. Os clusters diferenciam-se significativamente nas variáveis em estudo, nomeadamente na inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico. Globalmente, clusters com níveis mais elevados de envolvimento e níveis inferiores de desinvestimento na escola obtiveram resultados superiores nas variáveis estudadas. Estes resultados apoiam a utilidade de examinar os perfis de envolvimento e desinvestimento na escola, de forma multidimensional, com implicações práticas ao nível psicoeducacional.School engagement and disengagement are key concepts for understanding the development and education of adolescents, referring to the degree of commitment (or lack thereof) of students to the school environment and their academic activities. The present study aims to: identify profiles based on the variables of engagement and disengagement in school in a sample of students from basic and secondary education; examine the relationship of these clusters with variables of emotional intelligence, subjective well-being, and academic performance; and analyze these groups based on sociodemographic and school variables, such as gender and grade level. A total of 467 adolescents participated in the study, comprising both sexes (44.8% boys, 54.3% girls), with ages ranging from 12 to 19 years (M = 15.13, SD = 1.31). Cluster analysis identified five profiles: "High agency and affective engagement/High disengagement," "Low affective and cognitive engagement/High disengagement," "Low agency, cognitive, and behavioral engagement/High disengagement," "High affective, cognitive, and behavioral engagement/Low agency and disengagement," and "High engagement/Low disengagement." The clusters significantly differed in the variables under study, namely emotional intelligence, subjective well-being, and academic performance. Overall, clusters with higher levels of engagement and lower levels of disengagement in school achieved better results in the studied variables. These results support the usefulness of examining multidimensional profiles of engagement and disengagement in school, with practical implications for psychoeducational interventions.2023-09-11T10:49:01Z2023-09-112023-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCoelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071http://hdl.handle.net/11328/5071Coelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071http://hdl.handle.net/11328/5071TID:203496370porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Inês Alexandra da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T02:03:20Zoai:repositorio.upt.pt:11328/5071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:27.910886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
title Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
spellingShingle Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
Coelho, Inês Alexandra da Silva
Envolvimento na escola
Desinvestimento
Inteligência emocional
Bem-estar subjetivo
Clusters
Psicologia Clínica e da Saúde
title_short Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
title_full Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
title_fullStr Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
title_full_unstemmed Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
title_sort Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters
author Coelho, Inês Alexandra da Silva
author_facet Coelho, Inês Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Inês Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento na escola
Desinvestimento
Inteligência emocional
Bem-estar subjetivo
Clusters
Psicologia Clínica e da Saúde
topic Envolvimento na escola
Desinvestimento
Inteligência emocional
Bem-estar subjetivo
Clusters
Psicologia Clínica e da Saúde
description O envolvimento e o desinvestimento na escola são conceitos-chave para a compreensão do desenvolvimento e educação dos adolescentes, referindo-se ao grau de comprometimento (ou falta dele) dos estudantes com o ambiente escolar e com as suas atividades académicas. O presente estudo tem como objetivos gerais: a identificação de perfis com base nas variáveis de envolvimento e desinvestimento na escola, numa amostra de alunos do ensino básico e secundário; a relação destes clusters com variáveis de inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico; e a análise destes grupos em função de variáveis sociodemográficas e escolares, como o sexo e ano de escolaridade. Participaram no estudo 467 adolescentes, de ambos os sexos (44.8% rapazes, 54.3% raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos (M = 15.13, DP = 1.31). A análise de clusters identificou cinco perfis: “Elevado envolvimento agenciativo e afetivo/Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento afetivo e cognitivo/ Elevado desinvestimento”, “Baixo envolvimento agenciativo, cognitivo e comportamental/ Elevado desinvestimento”, “Elevado envolvimento afetivo, cognitivo e comportamental/ Baixo envolvimento agenciativo e desinvestimento” e “Elevado envolvimento / Baixo desinvestimento”. Os clusters diferenciam-se significativamente nas variáveis em estudo, nomeadamente na inteligência emocional, bem-estar subjetivo e rendimento académico. Globalmente, clusters com níveis mais elevados de envolvimento e níveis inferiores de desinvestimento na escola obtiveram resultados superiores nas variáveis estudadas. Estes resultados apoiam a utilidade de examinar os perfis de envolvimento e desinvestimento na escola, de forma multidimensional, com implicações práticas ao nível psicoeducacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-11T10:49:01Z
2023-09-11
2023-09-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Coelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071
http://hdl.handle.net/11328/5071
Coelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071
http://hdl.handle.net/11328/5071
TID:203496370
identifier_str_mv Coelho, I. A. S. (2023). Envolvimento e desinvestimento na escola, inteligência emocional, e bem-estar subjetivo: um estudo de clusters [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5071
TID:203496370
url http://hdl.handle.net/11328/5071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134954588733440