As tecnologias digitais na promoção da leitura e da escrita : estudo de caso sobre as perceções e práticas de leitura e escrita associadas às tecnologias digitais entre os encarregados de educação e alunos do 3.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alentejano, Susana Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14534
Resumo: Nas últimas décadas, as investigações realizadas no âmbito da utilização das tecnologias digitais em contexto educativo têm proliferado de uma forma bastante significativa. Diversos estudos têm revelado as potencialidades das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e da escrita e intervir na promoção e desenvolvimento destas competências essenciais e imprescindíveis a todos os cidadãos. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a ação educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e escrita, sendo estas competências essenciais para o sucesso do aluno. Este estudo qualitativo foi realizado durante um ano letivo com uma turma de 17 crianças que frequentavam o 3.º ano de escolaridade, numa escola particular do distrito de Lisboa. Compreendeu essencialmente atividades de leitura e escrita, sobretudo em processador de texto e outros softwares. A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação direta, as entrevistas aos alunos e os questionários realizados aos alunos e encarregados de educação. Perante os resultados obtidos, apurou-se que as tecnologias digitais despertam nos alunos elevados níveis de motivação e persistência na execução das atividades. Constatou-se que o computador Magalhães, o tablet e o datashow podem estimular a curiosidade e vontade de aprender dos alunos, tornando-os mais concentrados, participativos e interessados na realização das tarefas de leitura e escrita. A utilização das tecnologias digitais pode modificar a forma como os alunos aprendem a ler e a escrever, potenciando a sua motivação para o estudo, contribuindo para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana. Pretende-se que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas letivas com a finalidade de promover a leitura e a escrita, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
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Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a ação educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e escrita, sendo estas competências essenciais para o sucesso do aluno. Este estudo qualitativo foi realizado durante um ano letivo com uma turma de 17 crianças que frequentavam o 3.º ano de escolaridade, numa escola particular do distrito de Lisboa. Compreendeu essencialmente atividades de leitura e escrita, sobretudo em processador de texto e outros softwares. A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação direta, as entrevistas aos alunos e os questionários realizados aos alunos e encarregados de educação. Perante os resultados obtidos, apurou-se que as tecnologias digitais despertam nos alunos elevados níveis de motivação e persistência na execução das atividades. Constatou-se que o computador Magalhães, o tablet e o datashow podem estimular a curiosidade e vontade de aprender dos alunos, tornando-os mais concentrados, participativos e interessados na realização das tarefas de leitura e escrita. A utilização das tecnologias digitais pode modificar a forma como os alunos aprendem a ler e a escrever, potenciando a sua motivação para o estudo, contribuindo para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana. Pretende-se que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas letivas com a finalidade de promover a leitura e a escrita, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico.In the last decades, research of the use of information technology in an educational context has expanded in a very significant way. Several studies have revealed the potential of this technology in the teaching-learning process. This study aims to stress the importance of reading and writing and to intervene in the promotion and development of these essential competences for all citizens. The study accentuates the importance of the school’s role that, in accordance with the principles that guide the educational action and the fundamental role of the teachers, contributes to the learning, development and promotion of reading and writing, these being the most important qualities for the student’s success. This qualitative study was accomplished during a school year, with a class of 17 children of the 3rd academic year, in a private school of the Lisbon District. It involved reading and writing activities, mostly using a word processor and other software. Data collection came from three different sources – direct observation, interviews of the students and questionnaires for the students and parents. In light of the results, it was concluded that digital technology brings high levels of motivation and persistence from the students. It was possible to verify that the Magalhães computer, the tablet and the data show, stimulated the students curiosity and will to learn, making them more concentrated, participative and interested in accomplishing the reading and writing activities. The use of information technology can shape the way students learn how to read and write, by increasing their motivation to work, contributing towards the development of their communication abilities and to enhance their human dimension. It is intended that this study should encourage a reflection of this theme, helping make possible changes in teaching practices that aim to promote reading and writing at the 1st Ciclo level.Lagarto, José ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlentejano, Susana Fernandes2014-06-06T14:35:07Z2014-04-2920132014-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14534TID:201293285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:41.198653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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