Vista Alegre : história, colecionismo e mercado na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Rita Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12728
Resumo: A presente dissertação evidência aquela que é a fábrica de porcelana mais antiga da Península Ibérica, assumindo-se como uma das marcas nacionais de excelência, quer pela sua qualidade, quer pela ligação afetiva e cultural que suscita. Visando uma analise tripartida explanamos a história da Vista Alegre, o colecionismo de peças da Vista Alegre e o mercado destas porcelanas. Num primeiro momento focamo-nos no nascimento, implementação e expansão da Vista Alegre desde os seus primórdios até à atualidade, mas não sem antes enquadrar o surgimento e desenvolvimento do gosto pela porcelana em Portugal e os esforços realizados no sentido da sua manufatura. Numa segunda instância debruçamo-nos sobre o perfil e motivações dos colecionadores desta marca, enquadrando igualmente a temática no seu contexto histórico-social e nas intermitências que lhe são próprias em âmbito nacional. O capítulo final prende-se com o mercado da arte visando alcançar a presença e proliferação da marca no mesmo, esperando elucidar no que diz respeito às suas particularidades e ambivalências, contando para tal com uma sumária análise do mercado primário e com maior especificidade do mercado secundário, nomeadamente em torno dos leiloes oficiais Vista Alegre, bem como de outros leilões onde a marca tenha marcado presença e identicamente em conjunturas onde o mercado da arte se desenvolve como feiras, antiquários e os crescentes leilões online, com maior incidência entre 1997 e 2011. Aqui, e à semelhança dos capítulos prévios, iniciamos o mesmo com uma abordagem em torno da temática dos mercados da arte e da sua situação e características no quadro nacional.
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