Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Eurivalda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro da, Serrazina, Maria de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44386
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática.
id RCAP_3b5ef9f1b4851d0755b971e5b648533e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo FormativoDidactic Knowledge of the Mathematics Teacher in Light of a Formative ProcessFormaçãoConhecimento didáticoConhecimento profissionalEducationProfessional knowledgeDidactics knowledgeEste estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática.Repositório da Universidade de LisboaSantana, EurivaldaPonte, João Pedro daSerrazina, Maria de Lurdes2020-09-17T12:29:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44386porSantana, E., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2020). Conhecimento didático do professor de matemática à luz de um processo formativo. BOLEMA, 34(66), 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a051980-4415http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:31:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
Didactic Knowledge of the Mathematics Teacher in Light of a Formative Process
title Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
spellingShingle Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
Santana, Eurivalda
Formação
Conhecimento didático
Conhecimento profissional
Education
Professional knowledge
Didactics knowledge
title_short Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
title_full Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
title_fullStr Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
title_full_unstemmed Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
title_sort Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
author Santana, Eurivalda
author_facet Santana, Eurivalda
Ponte, João Pedro da
Serrazina, Maria de Lurdes
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
Serrazina, Maria de Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Eurivalda
Ponte, João Pedro da
Serrazina, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Conhecimento didático
Conhecimento profissional
Education
Professional knowledge
Didactics knowledge
topic Formação
Conhecimento didático
Conhecimento profissional
Education
Professional knowledge
Didactics knowledge
description Este estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17T12:29:46Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44386
url http://hdl.handle.net/10451/44386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santana, E., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2020). Conhecimento didático do professor de matemática à luz de um processo formativo. BOLEMA, 34(66), 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05
1980-4415
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303390320066560