Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/44386 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática. |
id |
RCAP_3b5ef9f1b4851d0755b971e5b648533e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/44386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo FormativoDidactic Knowledge of the Mathematics Teacher in Light of a Formative ProcessFormaçãoConhecimento didáticoConhecimento profissionalEducationProfessional knowledgeDidactics knowledgeEste estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática.Repositório da Universidade de LisboaSantana, EurivaldaPonte, João Pedro daSerrazina, Maria de Lurdes2020-09-17T12:29:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44386porSantana, E., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2020). Conhecimento didático do professor de matemática à luz de um processo formativo. BOLEMA, 34(66), 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a051980-4415http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:31:53ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo Didactic Knowledge of the Mathematics Teacher in Light of a Formative Process |
title |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
spellingShingle |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo Santana, Eurivalda Formação Conhecimento didático Conhecimento profissional Education Professional knowledge Didactics knowledge |
title_short |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
title_full |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
title_fullStr |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
title_full_unstemmed |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
title_sort |
Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo |
author |
Santana, Eurivalda |
author_facet |
Santana, Eurivalda Ponte, João Pedro da Serrazina, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Serrazina, Maria de Lurdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Eurivalda Ponte, João Pedro da Serrazina, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Conhecimento didático Conhecimento profissional Education Professional knowledge Didactics knowledge |
topic |
Formação Conhecimento didático Conhecimento profissional Education Professional knowledge Didactics knowledge |
description |
Este estudo tem como objetivo principal analisar as perspectivas e os conhecimentos evidenciados nos relatos de uma professora que atuava em salas de aula do 3º ano do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo em que ela participou. Utilizamos a análise descritiva e interpretativa de um questionário do perfil da professora, de um questionário de avaliação final da formação e de uma entrevista semiestruturada realizada dois anos depois do fim do processo formativo. Para analisar os dados, aportamo-nos às ideias a respeito do conhecimento didático do professor de Matemática. Os resultados indicam que, antes do processo formativo, a professora revela dificuldades com o respectivo conhecimento, bem como sobre seu ensino e suas perspectivas negativas. Depois da realização do processo formativo, suas perspectivas passam a ser positivas, assumindo novas posturas a respeito do conhecimento da Matemática, do aluno, seus processos de aprendizagem e sobre o conhecimento dos processos de trabalho na sala de aula de Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-17T12:29:46Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/44386 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/44386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santana, E., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2020). Conhecimento didático do professor de matemática à luz de um processo formativo. BOLEMA, 34(66), 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05 1980-4415 http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303390320066560 |