Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/185121 |
Resumo: | Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática. |
id |
UFRGS-2_ed528d9fb12f2435fdc00b9bd919314a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185121 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pacievitch, Caroline2018-11-28T02:45:11Z20170719-2681http://hdl.handle.net/10183/185121001079100Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática.This paper discusses the relationship between theory and practice in teacher education, defending the premise that teachers build pedagogical knowledge. Theoretical possibilities raised by theories of Pedagogical Content Knowledge (Lee Shulman) and History Didactics (Luis Fernando Cerri) are compared and discussed on the analysis of a project involving university teachers, basic school teachers and university students. To expand knowledge about the topic helps to think about the role of university professor from more collective perspective, rebuilding the tension between theory and practice.application/pdfporDiálogo andino. Arica Chile. N. 53 (jun. 2017), p. 117-126Formação de professoresConhecimentoHistóriaDidáticaHistory teachers educationPedagogical content knowledgeHistory didacticsConhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a práticaPedagogical content knowledge and history teachers’ education : contributions for theoryand practiceEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079100.pdf.txt001079100.pdf.txtExtracted Texttext/plain45223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/2/001079100.pdf.txt9eea2c8e77cef66eede926019c757323MD52ORIGINAL001079100.pdfTexto completoapplication/pdf113062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/1/001079100.pdf65224315decee3f17640f6219a3ec174MD5110183/1851212018-11-29 02:46:05.401534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185121Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical content knowledge and history teachers’ education : contributions for theoryand practice |
title |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
spellingShingle |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática Pacievitch, Caroline Formação de professores Conhecimento História Didática History teachers education Pedagogical content knowledge History didactics |
title_short |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
title_full |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
title_fullStr |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
title_full_unstemmed |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
title_sort |
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática |
author |
Pacievitch, Caroline |
author_facet |
Pacievitch, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacievitch, Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Conhecimento História Didática |
topic |
Formação de professores Conhecimento História Didática History teachers education Pedagogical content knowledge History didactics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teachers education Pedagogical content knowledge History didactics |
description |
Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-28T02:45:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/185121 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0719-2681 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001079100 |
identifier_str_mv |
0719-2681 001079100 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/185121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogo andino. Arica Chile. N. 53 (jun. 2017), p. 117-126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/2/001079100.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/1/001079100.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eea2c8e77cef66eede926019c757323 65224315decee3f17640f6219a3ec174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487389523410944 |