Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185121
Resumo: Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática.
id UFRGS-2_ed528d9fb12f2435fdc00b9bd919314a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185121
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacievitch, Caroline2018-11-28T02:45:11Z20170719-2681http://hdl.handle.net/10183/185121001079100Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática.This paper discusses the relationship between theory and practice in teacher education, defending the premise that teachers build pedagogical knowledge. Theoretical possibilities raised by theories of Pedagogical Content Knowledge (Lee Shulman) and History Didactics (Luis Fernando Cerri) are compared and discussed on the analysis of a project involving university teachers, basic school teachers and university students. To expand knowledge about the topic helps to think about the role of university professor from more collective perspective, rebuilding the tension between theory and practice.application/pdfporDiálogo andino. Arica Chile. N. 53 (jun. 2017), p. 117-126Formação de professoresConhecimentoHistóriaDidáticaHistory teachers educationPedagogical content knowledgeHistory didacticsConhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a práticaPedagogical content knowledge and history teachers’ education : contributions for theoryand practiceEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079100.pdf.txt001079100.pdf.txtExtracted Texttext/plain45223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/2/001079100.pdf.txt9eea2c8e77cef66eede926019c757323MD52ORIGINAL001079100.pdfTexto completoapplication/pdf113062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/1/001079100.pdf65224315decee3f17640f6219a3ec174MD5110183/1851212018-11-29 02:46:05.401534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185121Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical content knowledge and history teachers’ education : contributions for theoryand practice
title Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
spellingShingle Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
Pacievitch, Caroline
Formação de professores
Conhecimento
História
Didática
History teachers education
Pedagogical content knowledge
History didactics
title_short Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
title_full Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
title_fullStr Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
title_full_unstemmed Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
title_sort Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
author Pacievitch, Caroline
author_facet Pacievitch, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacievitch, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Conhecimento
História
Didática
topic Formação de professores
Conhecimento
História
Didática
History teachers education
Pedagogical content knowledge
History didactics
dc.subject.eng.fl_str_mv History teachers education
Pedagogical content knowledge
History didactics
description Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas teorias do Conhecimento Didático do Conteúdo de Lee Shulman e da Didática da História segundo Luis Fernando Cerri, cotejadas à análise de um projeto que envolve docentes universitários, professores da escola básica e estudantes da licenciatura em História. Ampliar conhecimentos sobre o tema auxilia a pensar sobre o papel do professor universitário a partir de perspectivas mais coletivas, reconstruindo a tensão entre teoria e prática.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-28T02:45:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185121
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0719-2681
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079100
identifier_str_mv 0719-2681
001079100
url http://hdl.handle.net/10183/185121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Diálogo andino. Arica Chile. N. 53 (jun. 2017), p. 117-126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/2/001079100.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185121/1/001079100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eea2c8e77cef66eede926019c757323
65224315decee3f17640f6219a3ec174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487389523410944