Antecedentes da lealdade do consumidor na indústria fast fashion : o papel da imagem de marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17196 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Antecedentes da lealdade do consumidor na indústria fast fashion : o papel da imagem de marcaLealdade do ConsumidorImagem de MarcaResponsabilidade Social CorporativaPerecibilidadeFast FashionModelo de Equações EstruturaisPartial Least SquaresConsumer LoyaltyBrand ImageCorporate Social ResponsibilityPerishabilityStructural Equations ModelMestrado em MarketingNum cenário cada vez mais competitivo como o da indústria da moda, nomeadamente o segmento fast fashion, massificado por marcas, os consumidores têm vindo a tornar-se substancialmente mais exigentes. É, cada vez mais, necessário elaborar estratégias que visam a criação de perceções positivas, de forma a incrementar a imagem de marca e a sua influência na lealdade do consumidor. Assim, torna-se relevante estudar que variáveis influenciam indiretamente a lealdade através das diferentes dimensões da imagem de marca. Esta dissertação teve uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência de 326 inquiridos. Em conformidade com os objetivos propostos, utilizou-se o modelo de Equações Estruturais com estimação PLS (Partial Least Squares) e foi possível confirmar a importância da Responsabilidade Social Corporativa e a Perecibilidade na lealdade do consumidor através da imagem funcional da marca. Concluiu-se à posteriori que estas perceções diferem mediante o sexo do consumidor. Deste modo, salienta-se que as marcas fast fashion devem investir na Responsabilidade Social e na Perecibilidade e focarem-se particularmente na Imagem Funcional, dado que foi a dimensão que influenciou significativamente a Lealdade do consumidor, atendendo aos diferentes segmentos.In an increasingly competitive scenario such as the fashion industry, namely the fast fashion segment, massified by brands, consumers have become substantially more demanding. It is frequently necessary to devise strategies aimed at creating positive perceptions to increase the brand image, and its influence on consumer loyalty. Thus, it becomes relevant to study which variables indirectly influence loyalty, through the different dimensions of the brand image. This dissertation had a quantitative approach, based on the application of a questionnaire survey to a non-probabilistic sample for the convenience of 326 respondents. Under the proposed objectives, we used the model of Structural Equations with PLS (Partial Least Squares) estimation, and it was possible to confirm the importance of Corporate Social Responsibility and the Perishability in the loyalty of the consumer, through the functional image of the brand. It has also been concluded that these perceptions differ according to the gender of the consumer. Therefore, it should be noted that fast fashion brands should invest in Social Responsibility and Perishability and focus on the Functional Image, since it was the dimension that significantly influenced consumer Loyalty, taking care of the different segments.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaSaavedra, Daisy Barata2019-07-29T00:30:32Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17196porSaavedra, Daisy Barata (2018). "Antecedentes da lealdade do consumidor na indústria fast fashion : o papel da imagem de marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:27.381886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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