A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Margarida Narquel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19058
Resumo: A indústria da moda denominada fast fashion, que se refere ao consumo rápido das novas tendências, tem vindo a ganhar as preferências dos consumidores portugueses. Na literatura existente é possível encontrar diversos estudos sobre a indústria de fast fashion, no entanto, ainda não foi explorada a centralidade destas marcas na vida dos consumidores, referindo os seus antecedentes e consequentes. Este estudo é constituído por duas fases. A fase 1 assenta numa abordagem metodológica qualitativa, um focus group, que visa perceber os hábitos de consumo da Geração Y. A fase 2 assenta numa investigação quantitativa com recurso a um questionário, que pretende estudar a experiência com a marca e o amor pela marca como antecedentes da centralidade da marca, e a existência de fatores que moderam a relação entre a centralidade e os seus antecedentes. Nesta fase também é analisada a relação entre a centralidade e o compromisso do cliente, bem como a influência que o compromisso do cliente tem na imagem global da marca. Após a análise dos dados, concluiu-se que a experiência e o amor pela marca estão positivamente relacionados com a centralidade da marca. Comprovou-se ainda que a centralidade da marca tem uma relação positiva com o compromisso do cliente, que por sua vez, está positivamente relacionado com a imagem global da marca. Por fim, confirmou-se que a autoestima, a consciência de moda, a relação com a marca e o vício moderam as relações entre a centralidade e os seus antecedentes.
id RCAP_29fac272943fb38634a502f0ef9895e8
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashionFast fashionDevoçãoMarcaGeração YFast fashionDevotionBrandY generationA indústria da moda denominada fast fashion, que se refere ao consumo rápido das novas tendências, tem vindo a ganhar as preferências dos consumidores portugueses. Na literatura existente é possível encontrar diversos estudos sobre a indústria de fast fashion, no entanto, ainda não foi explorada a centralidade destas marcas na vida dos consumidores, referindo os seus antecedentes e consequentes. Este estudo é constituído por duas fases. A fase 1 assenta numa abordagem metodológica qualitativa, um focus group, que visa perceber os hábitos de consumo da Geração Y. A fase 2 assenta numa investigação quantitativa com recurso a um questionário, que pretende estudar a experiência com a marca e o amor pela marca como antecedentes da centralidade da marca, e a existência de fatores que moderam a relação entre a centralidade e os seus antecedentes. Nesta fase também é analisada a relação entre a centralidade e o compromisso do cliente, bem como a influência que o compromisso do cliente tem na imagem global da marca. Após a análise dos dados, concluiu-se que a experiência e o amor pela marca estão positivamente relacionados com a centralidade da marca. Comprovou-se ainda que a centralidade da marca tem uma relação positiva com o compromisso do cliente, que por sua vez, está positivamente relacionado com a imagem global da marca. Por fim, confirmou-se que a autoestima, a consciência de moda, a relação com a marca e o vício moderam as relações entre a centralidade e os seus antecedentes.The fashion industry called fast fashion, which refers to the fast consumption of new trends, has been gaining the preferences of Portuguese consumers. In the existing literature it is possible to find several studies about the fast fashion industry, however, the centrality of these brands in consumers' lives has not been explored, referring to their antecedents and consequents. This study consists in two phases. Phase 1 is based on a qualitative methodological approach, a focus group, which aims to understand Generation Y consumption habits. Phase 2 is based on a quantitative research using a questionnaire that aims to study brand experience and brand love as antecedents of brand centrality, and the existence of factors that moderate the relationship between centrality and its antecedents. This phase also analyzes the relationship between centrality and customer engagement, as well as the influence that customer engagement has on the overall brand image. After data analysis, it was concluded that brand experience and brand love are positively related to brand centrality. It has also been shown that brand centrality has a positive relationship with customer engagement, which in turn is positively related to the overall brand image. Finally, it was confirmed that self-esteem, fashion conscious, brand relationship and addiction moderate the relationships between brand centrality and its antecedents.2020-10-27T00:00:00Z2019-10-28T00:00:00Z2019-10-282019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19058TID:202313620porCoelho, Ana Margarida Narquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:32.984461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
title A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
spellingShingle A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
Coelho, Ana Margarida Narquel
Fast fashion
Devoção
Marca
Geração Y
Fast fashion
Devotion
Brand
Y generation
title_short A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
title_full A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
title_fullStr A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
title_full_unstemmed A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
title_sort A devoção do consumidor português da Geração Y pelas marcas de fast fashion
author Coelho, Ana Margarida Narquel
author_facet Coelho, Ana Margarida Narquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Margarida Narquel
dc.subject.por.fl_str_mv Fast fashion
Devoção
Marca
Geração Y
Fast fashion
Devotion
Brand
Y generation
topic Fast fashion
Devoção
Marca
Geração Y
Fast fashion
Devotion
Brand
Y generation
description A indústria da moda denominada fast fashion, que se refere ao consumo rápido das novas tendências, tem vindo a ganhar as preferências dos consumidores portugueses. Na literatura existente é possível encontrar diversos estudos sobre a indústria de fast fashion, no entanto, ainda não foi explorada a centralidade destas marcas na vida dos consumidores, referindo os seus antecedentes e consequentes. Este estudo é constituído por duas fases. A fase 1 assenta numa abordagem metodológica qualitativa, um focus group, que visa perceber os hábitos de consumo da Geração Y. A fase 2 assenta numa investigação quantitativa com recurso a um questionário, que pretende estudar a experiência com a marca e o amor pela marca como antecedentes da centralidade da marca, e a existência de fatores que moderam a relação entre a centralidade e os seus antecedentes. Nesta fase também é analisada a relação entre a centralidade e o compromisso do cliente, bem como a influência que o compromisso do cliente tem na imagem global da marca. Após a análise dos dados, concluiu-se que a experiência e o amor pela marca estão positivamente relacionados com a centralidade da marca. Comprovou-se ainda que a centralidade da marca tem uma relação positiva com o compromisso do cliente, que por sua vez, está positivamente relacionado com a imagem global da marca. Por fim, confirmou-se que a autoestima, a consciência de moda, a relação com a marca e o vício moderam as relações entre a centralidade e os seus antecedentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28T00:00:00Z
2019-10-28
2019-09
2020-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19058
TID:202313620
url http://hdl.handle.net/10071/19058
identifier_str_mv TID:202313620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134877149298688