Uma avaliação do projecto escola móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Helena Isabel Duarte da, 1986-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2524
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
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spelling Uma avaliação do projecto escola móvelAvaliação em educaçãoAvaliação de programasRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010No presente relatório apresenta-se um estudo de avaliação da Escola Móvel. Os objectivos deste estudo passavam, por caracterizar a população discente, averiguando os seus trajectos geográficos típicos, as características do seu agregado familiar e as suas expectativas e projectos para o futuro. Por outro lado, pretendeu-se também, verificar a abrangência da Escola Móvel, o sucesso escolar dos alunos e, finalmente, caracterizar os processos de ensino-aprendizagem. A Escola Móvel é uma modalidade de ensino à distância lançada pelo Ministério da Educação no ano lectivo de 2005/06. A população discente original era constituída por jovens cujos encarregados de educação exercessem profissões itinerantes – em especial feirantes e circenses. Em 2006 a Escola Móvel, passou também a abranger alunos com mais de 15 anos que ainda não tinham concluído a escolaridade obrigatória, e jovens mães adolescentes inseridas na instituição Ajuda-de-Mãe. Devido à inexistência de uma base de dados fiável com o número de filhos de profissionais itinerantes em idade escolar em Portugal e devido à ausência de metas quantitativas nos documentos orientadores do projecto, não foi possível avaliar a taxa de abrangência da população-alvo original (itinerantes). No entanto, verificou-se um crescimento de número de alunos entre 2006/07 e 2007/08, fruto principalmente da introdução da oferta de 2º ciclo do ensino básico e da expansão do público-alvo. As classificações dos alunos situaram-se, no geral, entre o médio e o bom. No entanto, em alguns anos curriculares, verificou-se que as taxas de retenção eram semelhantes à média nacional, sendo, inclusivamente, por vezes, até bastante mais elevadas. Os processos de ensino-aprendizagem baseiam-se no apoio individualizado, com recurso a aulas de tutoria.The present report presents an evaluation study on the Escola Móvel project. These study goals were: to characterize the student population, tracing its usual geographic routes, the characteristics of the household and the perspectives and projects for the future. On another hand, the study also checked the project coverage, the student’s school success and ultimately it intended to characterize the teaching-learning processes. Escola Móvel is a distance teaching project created by the education department ministry over the school year of 2005/2006. The original student population was young whose responsibles for education had itinerant careers, especially marketers and circences. In the year of 2006, the student target got wider, reaching to students over 15 years old and young mothers assigned to Ajuda-de-Mãe institution. Because of the nonexistence of reliable data about the number of children of people with itinerant careers in school age in Portugal and because of the nonexistence of quantitative goals in the guiding documents of the project it was not possible to evaluate the coverage rate of the original target – itinerants. However there was a growth in the student population over the years of 2006/07 and 2007/08. This growth was due mainly to the extension of the target of the project, covering also the 2nd cycle of the basic scholarship. The grades of the students were mainly between medium and good. However, in some curricular years, the retention rates were similar to the national average, being in some particular cases, much higher. The teaching-learning processes relay in individual support, using tutorial lessons.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaConceição, Helena Isabel Duarte da, 1986-2011-02-18T16:43:41Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:53.864037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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