Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3138
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_7b2ae28a482f8fc3942901ec886ce809
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)Avaliação de projectosProjecto educativo de escolaRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010No âmbito do 2ºano do 2ºCiclo, na área de especialização em Avaliação em Educação e com o objectivo de realizar um estágio de natureza profissional, fui integrada no departamento de Avaliação de Desempenho de uma instituição no âmbito da educação e da formação, que integra um conjunto de escolas no país. As tarefas que desempenhei no decorrer do estágio visaram, essencialmente, a Avaliação de nove Projectos Educativos de Escola do ano de 2010 e a comparação desta avaliação com a Avaliação dos Projectos Educativos de Escola realizada em 2005. Este relatório debruça-se sobre esta Avaliação e a respectiva análise comparativa com a Avaliação de 2005. Para a avaliação dos projectos recorri à realização de sínteses avaliativas e de análises comparativas entre a Avaliação realizada em 2005 e a Avaliação realizada em 2010, nomeadamente, em relação a cada uma das nove escolas envolvidas na avaliação, e em relação a cada uma das quatro categorias de análise (“Princípios”, “Valores”, “Metas” e “Estratégias”). Os resultados da Avaliação de 2010 revelaram que, de um modo geral, houve uma melhoria significativa, em todas as categorias de análise, nos Projecto Educativos de Escola, em relação à Avaliação elaborada em 2005. Contudo, ainda existem fragilidades ao nível do conteúdo que deverão ser superadas, para que os Projectos Educativos de Escola possam orientar a vida pedagógica das escolas.In the scope of the second year of the second cycle in the specialization area of Evaluation in Education, and with the goal of accomplishing a probation period of professional nature, I was placed in the Department of Performance Evaluation of an institution in education and training, which integrates a number of schools in the country. My main task during this internship aimed primarily at the Evaluation of nine school educational projects and making comparisons with this evaluation of 2010, with the Evaluation of Educational School Projects in 2005. This report focuses on this year evaluation and its comparison with the 2005 assessment. For the projects evaluation I conducted through summaries of evaluative and comparative analysis of the study performed in 2005 and the study performed in 2010, particularly in relation between each of the nine schools involved in the evaluation, and for each of the four categories analysis ("Principles”, “Values”, “Goals” and “Strategies”). The results of evaluation for 2010 revealed that, in general, there was a significant improvement in all categories of analysis, the school education project, in relation to the assessment prepared in 2005. However, there are still weaknesses in terms of content that should have been overcome, so that School Educational Projects could guide their pedagogical life.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaAmiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-2011-04-18T15:30:21Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:13.834142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
title Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
spellingShingle Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
Avaliação de projectos
Projecto educativo de escola
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
title_short Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
title_full Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
title_fullStr Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
title_full_unstemmed Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
title_sort Avaliação de Projectos Educativos de Escolas : um estudo comparativo (2005-2010)
author Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
author_facet Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Domingos, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Amiano, Rosália Patrícia Costa, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de projectos
Projecto educativo de escola
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
topic Avaliação de projectos
Projecto educativo de escola
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-18T15:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3138
url http://hdl.handle.net/10451/3138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176587284480