À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40619 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas. |
id |
RCAP_3b7f67816c6c93ac7b8ee7454b10cecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino BásicoGeometria e medidaEnsino da matemática no 2º CEBÂngulosTriângulosDesigualdade triangularCongruência e semelhança de triângulosÁrea do triânguloTeorema de TalesEsta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas.This dissertation presents content related to the theme Geometry and Measure, intended mainly for students of the 5th grade of school, having as reference the Essential Learning in Mathematics of this level of education, in articulation with the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling in Portugal. The first two chapters present a set of basic concepts and fundamental results of Euclidean Geometry in the Plane, leading to the learning of the theme “Triangles”. For instance, the identification of the relative position of lines in the plane, the measurement and comparison of angles, the identification of elements of polygons are essential skills for the understanding of properties and relationships in the study of congruence of triangles, triangular inequality and area of the triangle, afterwards presented. Some applications in subsequent years are also referred, such as the similarity criteria of triangles and, in particular, emphasis is given to Thales Theorem. The third chapter presents tasks on some topics of Geometry that were proposed to students of three classes of the 5th grade in a Portuguese school, the different methodologies used, such as peer work, group work, autonomous and individual work, as well as the difficulties experienced and some results obtained. Dynamic geometry environments were used, namely the GeoGebra software, when considered relevant, to help the understanding of some geometric concepts and properties.2024-02-08T10:29:16Z2023-06-02T00:00:00Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40619porParracho, Vera Lúcia Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:38Zoai:ria.ua.pt:10773/40619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:35.682816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico Parracho, Vera Lúcia Leal Geometria e medida Ensino da matemática no 2º CEB Ângulos Triângulos Desigualdade triangular Congruência e semelhança de triângulos Área do triângulo Teorema de Tales |
title_short |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Parracho, Vera Lúcia Leal |
author_facet |
Parracho, Vera Lúcia Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parracho, Vera Lúcia Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria e medida Ensino da matemática no 2º CEB Ângulos Triângulos Desigualdade triangular Congruência e semelhança de triângulos Área do triângulo Teorema de Tales |
topic |
Geometria e medida Ensino da matemática no 2º CEB Ângulos Triângulos Desigualdade triangular Congruência e semelhança de triângulos Área do triângulo Teorema de Tales |
description |
Esta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-02T00:00:00Z 2023-06-02 2024-02-08T10:29:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40619 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137756428894208 |