À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parracho, Vera Lúcia Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40619
Resumo: Esta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas.
id RCAP_3b7f67816c6c93ac7b8ee7454b10cecc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino BásicoGeometria e medidaEnsino da matemática no 2º CEBÂngulosTriângulosDesigualdade triangularCongruência e semelhança de triângulosÁrea do triânguloTeorema de TalesEsta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas.This dissertation presents content related to the theme Geometry and Measure, intended mainly for students of the 5th grade of school, having as reference the Essential Learning in Mathematics of this level of education, in articulation with the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling in Portugal. The first two chapters present a set of basic concepts and fundamental results of Euclidean Geometry in the Plane, leading to the learning of the theme “Triangles”. For instance, the identification of the relative position of lines in the plane, the measurement and comparison of angles, the identification of elements of polygons are essential skills for the understanding of properties and relationships in the study of congruence of triangles, triangular inequality and area of the triangle, afterwards presented. Some applications in subsequent years are also referred, such as the similarity criteria of triangles and, in particular, emphasis is given to Thales Theorem. The third chapter presents tasks on some topics of Geometry that were proposed to students of three classes of the 5th grade in a Portuguese school, the different methodologies used, such as peer work, group work, autonomous and individual work, as well as the difficulties experienced and some results obtained. Dynamic geometry environments were used, namely the GeoGebra software, when considered relevant, to help the understanding of some geometric concepts and properties.2024-02-08T10:29:16Z2023-06-02T00:00:00Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40619porParracho, Vera Lúcia Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:38Zoai:ria.ua.pt:10773/40619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:35.682816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
title À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
Parracho, Vera Lúcia Leal
Geometria e medida
Ensino da matemática no 2º CEB
Ângulos
Triângulos
Desigualdade triangular
Congruência e semelhança de triângulos
Área do triângulo
Teorema de Tales
title_short À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort À descoberta dos triângulos no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Parracho, Vera Lúcia Leal
author_facet Parracho, Vera Lúcia Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parracho, Vera Lúcia Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria e medida
Ensino da matemática no 2º CEB
Ângulos
Triângulos
Desigualdade triangular
Congruência e semelhança de triângulos
Área do triângulo
Teorema de Tales
topic Geometria e medida
Ensino da matemática no 2º CEB
Ângulos
Triângulos
Desigualdade triangular
Congruência e semelhança de triângulos
Área do triângulo
Teorema de Tales
description Esta dissertação apresenta conteúdos relativos ao tema da Geometria e Medida, destinados sobretudo a alunos do 5º ano de escolaridade, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais deste ano de escolaridade, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os primeiros dois capítulos apresentam um conjunto de conceitos básicos e alguns resultados fundamentais da Geometria Euclidiana Plana conducentes à aprendizagem do tema “Triângulos”. Por exemplo, a identificação da posição relativas das retas no plano, a medição e comparação de ângulos, a identificação dos elementos de polígonos são competências essenciais para a compreensão de propriedades e relações no estudo da congruência de triângulos, desigualdade triangular e área do triângulo, apresentadas posteriormente. Referem-se ainda algumas aplicações em anos subsequentes, como os critérios de congruência de triângulos e, em particular, destaca-se o Teorema de Tales. O terceiro capítulo apresenta tarefas sobre alguns temas de Geometria que foram propostas aos alunos de três turmas do 5º ano de escolaridade, as diferentes metodologias, como trabalho de pares, trabalho de grupo, trabalho autónomo e individual, assim como as dificuldades sentidas e alguns resultados obtidos. Recorreu-se a ambientes de geometria dinâmica, nomeadamente ao GeoGebra, sempre que foi pertinente, para facilitar a compreensão de conceitos e propriedades geométricas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T00:00:00Z
2023-06-02
2024-02-08T10:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40619
url http://hdl.handle.net/10773/40619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137756428894208