Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facchini, Camila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204186
Resumo: Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se que devem ser enfatizadas as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações ou reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, desenvolvendo assim os conceitos de congruência e semelhança, levando o aluno a ser capaz de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes e semelhantes. Conhecimento esse que se faz presente através do objeto de conhecimento semelhança de triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, esse trabalho se propõe a apresentar ao professor uma sequência de atividades com base na metodologia de Resolução de Problemas para aplicação em sala de aula, cujo objetivo é introduzir a semelhança de triângulos utilizando como material concreto os polidiamantes, os quais são poliformas compostas de triângulos equiláteros. Em particular, as atividades têm por objetivo conduzir os alunos às definições e propriedades de congruência e semelhança de triângulos. Desta forma, o trabalho apresenta uma proposta para as aulas de Matemática, Práticas Experimentais ou outras aulas dos currículos, cujo objetivo é a implementação da metodologia de Resolução de Problemas e a utilização de materiais concretos. Também se explora importantes publicações sobre os polidiamantes, seus problemas e desafios conhecidos.
id UNSP_8c5b3d941e95dae9e0fb4b57db0a0666
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204186
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamentalA proposal for similarity of triangles activities for elementary educationCongruência de triângulosSemelhança de triângulosResolução de problemas.PolidiamantesCongruence of trianglesSimilarity of trianglesProblem solvingPolyiamondsAo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se que devem ser enfatizadas as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações ou reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, desenvolvendo assim os conceitos de congruência e semelhança, levando o aluno a ser capaz de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes e semelhantes. Conhecimento esse que se faz presente através do objeto de conhecimento semelhança de triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, esse trabalho se propõe a apresentar ao professor uma sequência de atividades com base na metodologia de Resolução de Problemas para aplicação em sala de aula, cujo objetivo é introduzir a semelhança de triângulos utilizando como material concreto os polidiamantes, os quais são poliformas compostas de triângulos equiláteros. Em particular, as atividades têm por objetivo conduzir os alunos às definições e propriedades de congruência e semelhança de triângulos. Desta forma, o trabalho apresenta uma proposta para as aulas de Matemática, Práticas Experimentais ou outras aulas dos currículos, cujo objetivo é a implementação da metodologia de Resolução de Problemas e a utilização de materiais concretos. Também se explora importantes publicações sobre os polidiamantes, seus problemas e desafios conhecidos.When analyzing the National Common Curricular Base (BNCC), it is observed that the tasks that analyze and produce transformations and enlargements or reductions of flat geometric figures must be emphasized, identifying their variant and invariant elements, thus developing the concepts of congruence and similarity, leading the student to be able to recognize the necessary and sufficient conditions to obtain congruent and similar triangles. Knowledge that is present through the object of knowledge similarity of triangles in the 9th grade of Elementary School. This work proposes to present a sequence of activities based on the Problem Solving methodology, whose objective is to introduce the similarity of triangles using polyiamonds as concrete material, which are polyforms composed of equilateral triangles. In particular, the activities aim to conduct students to the definitions and properties of congruence and similarity of triangles. The work presents a proposal for classes in Mathematics, Experimental Practices or other classes in the curricula, whose objective is the implementation of the Problem Solving methodology and the use of concrete materials. Important publications about polyiamonds, their known problems and challenges are also explored.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lamas, Rita de Cassia Pavan [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Facchini, Camila2021-03-24T19:57:36Z2021-03-24T19:57:36Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20418631075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:45:26.298181Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
A proposal for similarity of triangles activities for elementary education
title Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
Facchini, Camila
Congruência de triângulos
Semelhança de triângulos
Resolução de problemas.
Polidiamantes
Congruence of triangles
Similarity of triangles
Problem solving
Polyiamonds
title_short Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
title_full Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
title_sort Uma proposta de atividades de semelhança de triângulos para o ensino fundamental
author Facchini, Camila
author_facet Facchini, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Rita de Cassia Pavan [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Facchini, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Congruência de triângulos
Semelhança de triângulos
Resolução de problemas.
Polidiamantes
Congruence of triangles
Similarity of triangles
Problem solving
Polyiamonds
topic Congruência de triângulos
Semelhança de triângulos
Resolução de problemas.
Polidiamantes
Congruence of triangles
Similarity of triangles
Problem solving
Polyiamonds
description Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa-se que devem ser enfatizadas as tarefas que analisam e produzem transformações e ampliações ou reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes, desenvolvendo assim os conceitos de congruência e semelhança, levando o aluno a ser capaz de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes e semelhantes. Conhecimento esse que se faz presente através do objeto de conhecimento semelhança de triângulos no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, esse trabalho se propõe a apresentar ao professor uma sequência de atividades com base na metodologia de Resolução de Problemas para aplicação em sala de aula, cujo objetivo é introduzir a semelhança de triângulos utilizando como material concreto os polidiamantes, os quais são poliformas compostas de triângulos equiláteros. Em particular, as atividades têm por objetivo conduzir os alunos às definições e propriedades de congruência e semelhança de triângulos. Desta forma, o trabalho apresenta uma proposta para as aulas de Matemática, Práticas Experimentais ou outras aulas dos currículos, cujo objetivo é a implementação da metodologia de Resolução de Problemas e a utilização de materiais concretos. Também se explora importantes publicações sobre os polidiamantes, seus problemas e desafios conhecidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24T19:57:36Z
2021-03-24T19:57:36Z
2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204186
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/204186
identifier_str_mv 31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129459466797056