Conceção de um balanced scorecard para uma PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Sónia Patrícia Cabral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8970
Resumo: Apesar de ter sido concebido por Kaplan e Norton, em 1992, para ser um modelo de gestão de desempenho, o Balanced Scorecard tem-se revelado útil, como ferramenta de gestão estratégica. Ao longo do tempo, as mudanças e as novas exigências do mercado obrigaram à adaptação desta ferramenta de forma a responder às necessidades sentidas pelas empresas. Se, inicialmente, o Balanced Scorecard foi aplicado, somente, por grandes empresas, atualmente, autores como McAdam (2000), Andersen et al. (2001), Garengo e Biazzo (2012) e Marques et al. (2012) defendem que as pequenas e médias empresas beneficiam com a aplicação deste sistema, uma vez que se revela eficaz para o alcance do seu sucesso. Neste âmbito, saliente-se que as pequenas e médias empresas são as que predominam em Portugal. Daí a relevância de se desenvolverem mecanismos que sustentem o seu crescimento, principalmente na conjuntura, ainda, delicada, que se vive no País, reforçando, ao mesmo tempo, o tecido empresarial português. Tendo em conta este contexto, este projeto tem como finalidade primordial a conceção do Balanced Scorecard adaptado ao quotidiano de uma pequena empresa açoriana, integrada no setor dos transportes pesados de mercadorias. Deste modo, o maior contributo deste projeto para a empresa em questão é o desenvolvimento de um instrumento de gestão, que seja capaz de estimular o pensamento estratégico e de criar mecanismos para assegurar um ciclo de gestão eficaz, garantindo, assim, o sucesso da empresa.
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