Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Rita Flora
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1882
Resumo: Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico
id RCAP_3ba2be82ef634ca34ac22fd9077a5558
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunosprática pedagógicaindisciplinaConflitoeducação para a cidadaniadesenvolvimento sociomoraldilemas éticosteaching practiceindisciplineconflictcitizenship educationsocio-moral developmentethical dilemmasRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer no contexto pré-escolar, quer no contexto de 1º Ciclo. A segunda parte, apresenta um trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo e com características de estudo de caso. O estudo teve como principal objetivo conhecer a influência que as estratégias de diálogo e reflexão em torno de situações problemáticas e dilemáticas desempenham no desenvolvimento do pensamento ético dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às situações de conflito e indisciplina. A escola, além de ajudar a tornar as crianças mais inteligentes, deve ajudá-las a tornarem-se melhores. Para isso, os professores, como todos os agentes educativos, devem procurar desenvolver estratégias que possibilitem a resolução de conflitos, e, sobretudo, estratégias que procurem evitá-los. Desta forma, podemos considerar que o diálogo e a reflexão apresentam-se como estratégias eficazes para orientar os alunos para a resolução de conflitos.This Internship Report is the result of the study conducted under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The work is divided into two parts. The first part is based on Supervised Practice and the activities that were developed over the stage, either in the pre-school setting or under 1st Cycle. The second part consists of a research paper, of a qualitative nature, with characteristics of case study. The study aims to determine the influence that strategies for dialogue and reflection on problematic situations and dilemmas play in the development of ethical thinking of the students, focused on conflict and indiscipline behaviour. The school, in addition to help make children smarter, to help them become better people. For this, the teachers, like all school staff, must develop strategies that enable conflict resolution, but especially strategies that seek to avoid them. Thus, we can consider dialogue and reflection as effective strategies to guide students to resolve conflicts.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLourenço, Ana Rita Flora2017-08-24T14:51:36Z2015-02-112015-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1882TID:201160188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.509558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
title Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
spellingShingle Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
Lourenço, Ana Rita Flora
prática pedagógica
indisciplina
Conflito
educação para a cidadania
desenvolvimento sociomoral
dilemas éticos
teaching practice
indiscipline
conflict
citizenship education
socio-moral development
ethical dilemmas
title_short Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
title_full Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
title_fullStr Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
title_full_unstemmed Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
title_sort Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
author Lourenço, Ana Rita Flora
author_facet Lourenço, Ana Rita Flora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Rita Flora
dc.subject.por.fl_str_mv prática pedagógica
indisciplina
Conflito
educação para a cidadania
desenvolvimento sociomoral
dilemas éticos
teaching practice
indiscipline
conflict
citizenship education
socio-moral development
ethical dilemmas
topic prática pedagógica
indisciplina
Conflito
educação para a cidadania
desenvolvimento sociomoral
dilemas éticos
teaching practice
indiscipline
conflict
citizenship education
socio-moral development
ethical dilemmas
description Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-11
2015-02-11T00:00:00Z
2017-08-24T14:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1882
TID:201160188
url http://hdl.handle.net/10400.15/1882
identifier_str_mv TID:201160188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030422134784